19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalEstacionamento indevido das trotinetas continua a motivar muitas queixas

Estacionamento indevido das trotinetas continua a motivar muitas queixas

Veículos ocupam passeios e impedem a passagem das pessoas. Município garante estar atento e quer “afinar” locais de paragem

 

- PUB -

A chegada das trotinetas da Bolt tem sido tema de conversa constante entre os munícipes sadinos, sendo por norma pelos piores motivos. São várias as queixas que chegam a O SETUBALENSE, apontando o “estacionamento indevido” e as trotinetas que “são deixadas em fila em cima dos passeios” como os principais problemas. A Câmara sadina garante estar atenta a esta situação, verificando com a empresa “se é possível afinar melhor estas localizações”.

Recentemente, as trotinetas podiam ser deixadas em qualquer lugar, não existindo qualquer tipo de parqueamento próprio para as mesmas. A empresa procurou resolver esse problema com a criação de zonas de estacionamento obrigatórias, levando a que os utilizadores só pudessem terminar as viagens e deixar as viaturas nestes espaços definidos.

- PUB -

A empresa concebeu mais de uma centena de postos de estacionamento espalhados pela cidade, embora grande parte dos mesmos não tenham infra-estruturas. Apesar desta situação, existem alguns locais que possuem estruturas adequadas, onde os utilizadores podem colocar as trotinetas à carga, ganhando um bónus financeiro para ser usado noutra utilização do veículo.

Apesar de serem criados estes espaços para os utilizadores estacionarem, os munícipes queixam-se da ausência de infra-estruturas adequadas para o posicionamento certo das trotinetas. Não existindo estas estruturas, leva a que as viaturas fiquem aglomeradas no mesmo sítio, espalhadas pelo passeio, impedindo a passagem de pessoas, carrinhos de bebé e munícipes com mobilidade reduzida.

- PUB -

Munícipes apresentam várias queixas sobre esta situação

A queixa mais recente relativamente a esta situação chegou a O SETUBALENSE através de um munícipe de 80 anos. O cidadão, que preferiu manter o anonimato, garante não ter nada “contra o uso das trotinetas”, pedindo apenas que as mesmas “não impeçam os outros de circular”.

Este cidadão fez a comparação com os carros mal-estacionados, que também são uma problemática na cidade de Setúbal. “Se estacionar o meu carro em cima do passeio sou multado, mas as trotinetas estacionam em todo o lado”.

O munícipe queixou-se ainda que “as trotinetas são deixadas em fila em cima dos passeios”, o que representa “um perigo” para as pessoas. “Quem anda na rua tem, muitas vezes, de ir para a estrada para poder passar. Além disso, as pessoas estão também sujeitas a cair”, rematou.

Edilidade sadina partilha preocupação e procura resolver o problema

A Câmara Municipal de Setúbal confirmou a O SETUBALENSE que definiu quais os melhores locais para a Bolt colocar os estacionamentos, ficando as alterações necessárias a cargo da empresa. “Os locais de parqueamento foram definidos pela Câmara Municipal e implementados pela Bolt e já foram alterados e adaptados a situações especificas. A Bolt tem o controle efectivo da área dos locais onde podem ser parqueadas as trotinetas”, referiu, garantindo que irá conferir com a Bolt se existe a possibilidade de melhorar as condições para os munícipes. “Vamos verificar com a empresa se é possível afinar melhor estas localizações”.

A edilidade sadina, confrontada por O SETUBALENSE com a situação deste munícipe, lembrou que a empresa tem um seguro de responsabilidade civil, sendo que sempre que exista alguma problemática, a Bolt deverá ser contactada. “Desconhecendo esta Câmara Municipal as circunstâncias concretas do problema que nos relataram, importa salientar que a empresa tem um seguro de responsabilidade civil para vários tipos de ocorrência e que sempre que existam problemas deve a Bolt ser contactada”, finalizou.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -