26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalEuropa rendida ao talento de jovem patinador setubalense

Europa rendida ao talento de jovem patinador setubalense

Aos ceptros de campeão nacional e distrital, João Cruz juntou o máximo título internacional do seu escalão, conquistado em Itália

 

- PUB -

Não foi preciso esperar pela terceira para ser de vez. À segunda participação, o setubalense João Cruz, 13 anos, sagrou-se Campeão Europeu de Patinagem Livre (individual). Bastou dar um salto a Itália para calçar, justamente no “país da bota”, o título que há um ano admitia ser um dos seus sonhos e que lhe fugira por pouco, quando então brilhou em Paredes mas ficou à porta do pódio (4.º lugar).

Agora, tudo foi diferente. E melhor seria impossível de alcançar na Taça da Europa, que decorreu entre 11 e 14 de Outubro último em Roccaraso – actualmente um dos mais populares destinos turísticos transalpinos, depois de se ter reerguido das cinzas a que ficou reduzido vai para oito décadas, na sequência de um bombardeamento na II Guerra Mundial (mas essa é outra história).

O ouro conquistado ao serviço da Federação de Patinagem de Portugal, reconhece o jovem setubalense, foi “o concretizar de um sonho”, até porque a Taça da Europa “é a prova máxima”, em termos internacionais, no escalão etário em que compete – Iniciados. “E consegui ser campeão”, reforça João Cruz, como que a acentuar a dimensão do feito, antes de recordar o instante em que verdadeiramente pensou que o triunfo escrito a letras douradas em Itália já não lhe fugiria.

- PUB -

“Em que momento senti que o título não me ia fugir? Só quando subi ao pódio, aí, sim, disse para mim ‘é agora e é meu o título’”, garante, sem deixar de confessar como foi trespassado pela emoção na hora da consagração. “Chorei compulsivamente de alegria, felicidade”, lembra o jovem que, no plano doméstico, continua a representar o ArtWheels Clube de Patinagem do Sul. “Com muito orgulho”, faz questão de vincar.

Imbatível cá dentro

- PUB -

E o reconhecimento ao clube que defende não encontra apenas justificação no trabalho aí desenvolvido e, por via disso, na constante evolução atingida na modalidade, factores que o catapultaram para uma conquista dourada, a elevar em palco internacional quer o nome da região quer do País ao mais alto nível. É que a jornada épica rubricada em Roccaraso não constitui nota única de registo em 2022. Foi também o coroar de uma época de imbatibilidade para João Cruz, que acumulou ainda, neste mesmo ano, os títulos de campeão nacional e distrital de patinagem livre, quer a nível individual quer em pares artísticos.

O talento explica, em grande medida, a supremacia alcançada pelo jovem setubalense no plano doméstico e além-fronteiras. O trabalho, a dedicação e o espírito de sacrifício ajudam a explicar o resto da receita para o sucesso, por parte de quem continua a manter uma rotina diária extremamente estruturada.

À excepção dos domingos, João Cruz treina todos os dias das 19 horas às 21h30. Inicia o dia às 7h15 e as manhãs são ocupadas com o ensino articulado na Academia de Dança Contemporânea de Setúbal. Nos dias úteis, após o almoço, seguem-se as aulas na Escola Sebastião da Gama, em Setúbal. Só ao final da tarde é que ruma ao Monte de Caparica para o treino diário. E a chegada a casa acontece por volta das 22h20. A exigência não belisca o foco, que é total como a satisfação. “Trabalho todos os dias para fazer mais e melhor”, justifica o jovem Campeão Europeu.

E a finalizar não deixa de agradecer a todos os que contribuíram para o recente êxito internacional. “Estou muito grato às minhas treinadoras e ao meu clube (atletas, seus pais e avós), à minha mãe, familiares e todos os seus amigos que ajudaram a concretizar este meu sonho. À dona Ivone, minha costureira, e à Cristina Marques, que trata dos meus patins, material, de tudo, e também aos patrocinadores – Oficina do Peixe, La Picanha, Bestpoint, O Forno, Junta de Freguesia de São Sebastião e Lisão Barber”, enumerou, a concluir.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -