8 Dezembro 2022, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalEuropa rendida ao talento de jovem patinador setubalense

Europa rendida ao talento de jovem patinador setubalense

Aos ceptros de campeão nacional e distrital, João Cruz juntou o máximo título internacional do seu escalão, conquistado em Itália

 

- PUB -

Não foi preciso esperar pela terceira para ser de vez. À segunda participação, o setubalense João Cruz, 13 anos, sagrou-se Campeão Europeu de Patinagem Livre (individual). Bastou dar um salto a Itália para calçar, justamente no “país da bota”, o título que há um ano admitia ser um dos seus sonhos e que lhe fugira por pouco, quando então brilhou em Paredes mas ficou à porta do pódio (4.º lugar).

Agora, tudo foi diferente. E melhor seria impossível de alcançar na Taça da Europa, que decorreu entre 11 e 14 de Outubro último em Roccaraso – actualmente um dos mais populares destinos turísticos transalpinos, depois de se ter reerguido das cinzas a que ficou reduzido vai para oito décadas, na sequência de um bombardeamento na II Guerra Mundial (mas essa é outra história).

O ouro conquistado ao serviço da Federação de Patinagem de Portugal, reconhece o jovem setubalense, foi “o concretizar de um sonho”, até porque a Taça da Europa “é a prova máxima”, em termos internacionais, no escalão etário em que compete – Iniciados. “E consegui ser campeão”, reforça João Cruz, como que a acentuar a dimensão do feito, antes de recordar o instante em que verdadeiramente pensou que o triunfo escrito a letras douradas em Itália já não lhe fugiria.

- PUB -

“Em que momento senti que o título não me ia fugir? Só quando subi ao pódio, aí, sim, disse para mim ‘é agora e é meu o título’”, garante, sem deixar de confessar como foi trespassado pela emoção na hora da consagração. “Chorei compulsivamente de alegria, felicidade”, lembra o jovem que, no plano doméstico, continua a representar o ArtWheels Clube de Patinagem do Sul. “Com muito orgulho”, faz questão de vincar.

Imbatível cá dentro

- PUB -

E o reconhecimento ao clube que defende não encontra apenas justificação no trabalho aí desenvolvido e, por via disso, na constante evolução atingida na modalidade, factores que o catapultaram para uma conquista dourada, a elevar em palco internacional quer o nome da região quer do País ao mais alto nível. É que a jornada épica rubricada em Roccaraso não constitui nota única de registo em 2022. Foi também o coroar de uma época de imbatibilidade para João Cruz, que acumulou ainda, neste mesmo ano, os títulos de campeão nacional e distrital de patinagem livre, quer a nível individual quer em pares artísticos.

O talento explica, em grande medida, a supremacia alcançada pelo jovem setubalense no plano doméstico e além-fronteiras. O trabalho, a dedicação e o espírito de sacrifício ajudam a explicar o resto da receita para o sucesso, por parte de quem continua a manter uma rotina diária extremamente estruturada.

À excepção dos domingos, João Cruz treina todos os dias das 19 horas às 21h30. Inicia o dia às 7h15 e as manhãs são ocupadas com o ensino articulado na Academia de Dança Contemporânea de Setúbal. Nos dias úteis, após o almoço, seguem-se as aulas na Escola Sebastião da Gama, em Setúbal. Só ao final da tarde é que ruma ao Monte de Caparica para o treino diário. E a chegada a casa acontece por volta das 22h20. A exigência não belisca o foco, que é total como a satisfação. “Trabalho todos os dias para fazer mais e melhor”, justifica o jovem Campeão Europeu.

E a finalizar não deixa de agradecer a todos os que contribuíram para o recente êxito internacional. “Estou muito grato às minhas treinadoras e ao meu clube (atletas, seus pais e avós), à minha mãe, familiares e todos os seus amigos que ajudaram a concretizar este meu sonho. À dona Ivone, minha costureira, e à Cristina Marques, que trata dos meus patins, material, de tudo, e também aos patrocinadores – Oficina do Peixe, La Picanha, Bestpoint, O Forno, Junta de Freguesia de São Sebastião e Lisão Barber”, enumerou, a concluir.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Militares da GNR raptados e agredidos na Costa da Caparica

Uma das vítimas sofreu ferimentos graves e está internada no Hospital Garcia de Orta. A PJ de Setúbal foi accionada e está a investigar o caso

Nova clínica da rede CUF abriu hoje portas no Montijo

Equipamento, construído de raiz, ocupa mais de 1 500 metros quadrados. Dá resposta a várias especialidades médicas e cirúrgicas

Primeira loja Lidl num campus universitário já abriu em Almada

Rede de supermercados alemã investe 10 milhões de euros no novo edifício situado no Monte da Caparica
- PUB -