20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioÚltimasNavio-escola Sorlandet abre portas na cidade

Navio-escola Sorlandet abre portas na cidade

Embarcação norueguesa é novidade na 7.ª edição do evento

 

- PUB -

É já na segunda-feira que a Semana do Mar regressa ao município de Setúbal com programa cheio até ao dia 23. Este ano, a 7.ª edição do evento ‘traz’ consigo o navio escola Sorlandet, uma embarcação norueguesa que leva alunos e professores do ensino regular em viagens em alto mar, e que vai abrir portas à cidade durante a próxima semana.

Além deste, os emblemáticos navios Sagres e Santa Maria Manuela, um ex-bacalhoeiro da Frota Branca, assim como a Caravela Vera Cruz vão também estar atracados no Cais 2, podendo ser visitados entre os próximos dias 20 e 22.

Para André Martins, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, é através desta iniciativa, que regressa agora passado os anos de interregno devido à pandemia covid-19, que se continua a “avivar a memória para a importância histórica e cultural da cidade na sua relação social e económica com o mar” e que se afirma “a responsabilidade histórica perante uma comunidade piscatória que importa continuar a defender e a valorizar na sua dimensão cultural, social e económica”.

- PUB -

O autarca frisou ainda que o evento tem como objectivo “preservar e promover o património natural que podemos considerar único e de valor incomensurável”, constituído pelo Estuário do Sado, Baía de Setúbal, Serra da Arrábida e “o mar que lhesabre portas ao mundo”.

João Lúcio, presidente da APORVELA, salientou igualmente a importância do evento ao descrever a Semana do Mar como “um feito extraordinário que demonstra que Setúbal é uma cidade virada para o mar”. “Setúbal tem uma baía absolutamente única para a prática dos desportos náuticos e uma posição estratégica de costa para os iates. Aqui há cais, há condições e há vontade da Câmara. Não podemos estar mais realizados”, sublinhou.

O presidente da associação destacou também que o navio Sagres vem de regresso de uma viagem ao Brasil directamente para Setúbal, o que, para ele “torna ainda mais especial a sua presença na Semana do Mar”.

- PUB -

Já o administrador da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), Ricardo Cordeiro, sublinhou que a iniciativa contribui para mostrar que “uma cidade pode viver de forma equilibrada e sustentável com a presença de uma infra-estrutura portuária no seu território”. “Há um conjunto de iniciativas associadas ao evento que permitem que todos saibam que há uma actividade portuária qualificada em Setúbal e compatível com os valores naturais do estuário”, referiu.

O evento, que tem a duração de sete dias, promete a todos os municípes, escolas da região e visitantes da cidade uma agenda cheia com visitas a navios, baptismos de mar, provas desportivas, seminários e exposições

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu
- PUB -