26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioÚltimasPescadores de Setúbal e Sesimbra protestam contra recife artificial

Pescadores de Setúbal e Sesimbra protestam contra recife artificial

Profissionais dizem que complexo ao largo da Comporta prejudica pesca tradicional

 

- PUB -

Os pescadores de Setúbal e Sesimbra protestaram esta terça-feira, junto às zonas de descarga do pescado nos portos destas duas localidades, contra a instalação do complexo de recifes artificiais ao largo da Comporta, concelho de Grândola.

De acordo com o PCP, que participou no protesto, a instalação do recife “trará novas restrições à actividade da pesca e terá sérias repercussões económicas e sociais nas comunidades piscatórias”. O partido requereu, em Agosto, uma audição parlamentar à secretária de Estado das Pescas Teresa Coelho, e ao director-geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, José Carlos Simão.

O requerimento para a audição na Assembleia da República foi aprovado por unanimidade, mas a iniciativa ainda não foi agendada.

- PUB -

Fernando Sousa, do Sindicato dos Trabalhadores da Pesca do Sul (STPS) disse a O SETUBALENSE que o protesto pretende também “evidenciar a falta de apoios do Estado” num momento em que o sector sofre com o aumento dos combustíveis.

Os pescadores e as organizações combinaram voltar à carga e marcaram nova acção de protesto para sexta-feira, às 10 horas, com um buzinão das embarcações junto aos portos de pesca.

A comunidade piscatória sublinha que o complexo de recifes na costa sadina “vai ser muito maior do que o que já existe em Portimão”, onde, segundo afirma o sindicalista, já só há pesca de anzol e submarina.

- PUB -

“Os pescadores não se podem render a isso. O TUPEM vai afectar os pescadores de Setúbal, de Sesimbra, e há-de afectar, depois, quando eles derem por isso, os de Sines. Mais dia menos dias os pescadores vão deitar os barcos para o lixo.”, acrescenta Fernando Sousa.

O recente regulamento da União europeia, que define as zonas de pesca de profundidade, é visto como outra limitação. A norma proíbe a pesca a mais de 400 metros de profundidade na região de Setúbal, afectando os pescadores que se dedicam à apanha de espécies de fundo, como o peixe espada preto, o imperador ou o cherne.

“São espécies apanhadas com palanque (pesca de anzol, mais antiga), uma arte a que a frota de Sesimbra se dedica muito pelo que este regulamento terá um forte impacto nesta comunidade”, antecipa Arsénio Caetano.

Este armador, proprietário de um pequeno barco, de nove metros, vê o futuro recife artificial como mais uma limitação à pesca tradicional.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -