7 Dezembro 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoCarlos Humberto de Carvalho vai estar nas assembleias municipais de Montijo e...

Carlos Humberto de Carvalho vai estar nas assembleias municipais de Montijo e Setúbal

Órgão deliberativo montijense já encetou contactos para que a audição do representante da AML sobre os transportes rodoviários ocorra neste mês

O primeiro secretário da Junta Metropolitana de Lisboa vai estar pessoalmente nas assembleias municipais de Montijo e Setúbal, que decidiram requerer a sua presença para tratar a questão dos transportes metropolitanos.

- PUB -

O SETUBALENSE apurou que a presença de Carlos Humberto de Carvalho é dada como certa. Não só porque a lei o impõe – a Lei 75/2013 determina, no artigo 76.º n.º 4, que é à Comissão Metropolitana (CM) que cabe a representação da Área Metropolitana de Lisboa (AML) nestes casos, e que as assembleias municipais podem convocar a comissão, nos termos do artigo 25.º n.º 5, duas vezes por ano –, mas também porque o primeiro secretário tem tido sempre essa prática e disponibilidade. Até à data, Carlos Humberto tem ido a todas as assembleias municipais para que foi convocado.

Quer o órgão deliberativo de Setúbal quer o de Montijo decidiram, por unanimidade, nas respectivas sessões que levaram a efeito na passada sexta-feira, convocar a audiência de Carlos Humberto de Carvalho. Em Setúbal a proposta foi apresentada pela bancada do Partido Socialista; e no Montijo foi a bancada do PSD a lançar mão de uma moção para o efeito.

Na moção apresentada e aprovada na reunião de sexta-feira da Assembleia Municipal do Montijo, os social-democratas determinaram que fosse convocada uma reunião extraordinária do órgão deliberativo ainda neste mês, com um único ponto na ordem de trabalhos: “Prestação do serviço público de transportes de passageiros no concelho do Montijo – audição aos representantes da AML”. Ontem, em resposta a O SETUBALENSE, a presidente da Assembleia Municipal do Montijo, Catarina Marcelino, revelou que já foram dados os primeiros passos nesse sentido.

- PUB -

“Encetámos contactos com a AML para acertar [uma data], de modo a marcar a audição numa assembleia municipal extraordinária durante o mês de Outubro”, assegurou.

O SETUBALENSE tentou também o contacto com Manuel Pisco, presidente da Assembleia Municipal de Setúbal, mas até ao fecho desta edição não obteve resposta.

A nova rede de transportes públicos rodoviários da Carris Metropolitana entrou em funcionamento a 1 de Junho último, nos concelhos que integram o lote 4 da operação – Setúbal, Montijo, Alcochete, Moita e Palmela –, através da empresa Alsa Todi.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Militares da GNR raptados e agredidos na Costa da Caparica

Uma das vítimas sofreu ferimentos graves e está internada no Hospital Garcia de Orta. A PJ de Setúbal foi accionada e está a investigar o caso

Homem morre em confrontos num café na Avenida Bento de Jesus Caraça

Causa da morte não é clara. PJ está a investigar

Nova clínica da rede CUF abriu hoje portas no Montijo

Equipamento, construído de raiz, ocupa mais de 1 500 metros quadrados. Dá resposta a várias especialidades médicas e cirúrgicas
- PUB -