19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalArte e poesia do desenho invadem Setúbal e Azeitão em memória de...

Arte e poesia do desenho invadem Setúbal e Azeitão em memória de João Paulo Cotrim

Oitava edição da Festa da Ilustração está a decorrer até ao final do mês. São 28 eventos, entre exposições, lançamentos, encontros, dança e até um concerto de ilustradores músicos

 

- PUB -

A 8.ª edição da Festa da Ilustração já está a decorrer em Setúbal e Azeitão, com um total de 28 eventos para ver, ouvir ou participar, até dia 29, em todos os principais espaços de cultura do concelho.

Na inauguração, este sábado, a Casa da Cultura encheu-se de dezenas de pessoas para verem as exposições de André Letria, convidado nacional, e Alain Corbel, convidado estrangeiro, e ouvirem artistas e organizadores.

- PUB -

Numa edição dedicada a João Paulo Cotrim, desaparecido em Dezembro passado, o curador e director de projecto da Festa da Ilustração, José Teófilo Duarte, sublinhou que neste certame ainda “foi tudo programado” com o ilustrador e que “muitos artistas” quiseram participar em sua homenagem.

A evocação “mais emotiva e documental” da passagem de João Paulo Cotrim por Setúbal está patente na Casa da Avenida, na exposição “Se não lhe fizer falta” e, também em homenagem ao ilustrador, a sala maior da Casa da Cultura foi baptizada como Espaço João Paulo Cotrim.

É neste espaço que estão patentes as exposições de André Letria, “A loja do mestre André”, que Teófilo Duarte considera “uma das melhores de sempre nesta casa”, e de Alain Corbel, intitulada “Matéria intima das coisas”.

- PUB -

Uma oportunidade para ver a obra de “dois colossos da ilustração portuguesa”, como os definiu Jorge Silva, também curador, destacando a duradoura produção de Alain Corbel em Portugal.

André Letria diz ver a festa sobretudo como um lugar de encontro. “É um ponto de encontro que funciona em várias direcções, e que este ano tem um papel ainda mais importante”, afirmou o ilustrador que confessou ter em Alain Corbel “uma referência”.

Do programa, que se apresenta em 11 espaços culturais, que incluem também a Galeria do II, Biblioteca Municipal, Casa do Largo, museus do Trabalho e do Convento de Jesus, A Gráfica, Casa do Bocage, Livraria Culsete e Biblioteca de Azeitão, Teófilo Duarte destacou a Feira da Festa, dia 8, no espaço Gráfica, onde se pode ver “Ilustração Portuguesa”, de vários artistas portugueses em homenagem a João Paulo Cotrim, e “Postais” de André Ruivo.

O curador e director de projecto classifica o certame como uma “festa de grande qualidade, que melhora de ano para ano” e revela que a edição de 2023 vai ter mais elementos de fora de Portugal. Explica que o facto de o Jornal da Festa, desta 8.ª edição ser bilingue, em português e inglês “é já preparar o terreno porque para o ano a festa será mais internacional”.

No mesmo espírito de homenagem, o vereador da Cultura da Câmara de Setúbal, Pedro Pina, defendeu que fazer a Festa da Ilustração é a “melhor forma de perpetuar a arte e o engenho de João Paulo Cotrim. O autarca recordou o artista como “uma pessoa imprescindível, que nos dava a oportunidade de acreditar que é possível fazer coisas”.

Pedro Pina classificou o programa desta edição como “abrangente e extraordinário” e reiterou o empenho do município em continuar a apoiar a organização da Festa da Ilustração, por ser uma “garantia de liberdade”.

 

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -