25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalAcesso ao IMI Familiar disponível em Setúbal no próximo ano com benefício...

Acesso ao IMI Familiar disponível em Setúbal no próximo ano com benefício a chegar aos 70 euros

Famílias com um dependente com dedução de 20 euros. Com dois e três (ou mais) dependentes valor duplica ou sobe em mais 50 euros

 

- PUB -

As famílias do concelho de Setúbal vão ter acesso, a partir do próximo ano, ao Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) Familiar, benefício fiscal aprovado na reunião pública de quarta-feira com os votos a favor do PS e PSD e a abstenção da gestão CDU.

Por proposta dos vereadores social-democratas, através do IMI Familiar passa a ser concebida uma dedução de 20 euros às famílias com um dependente, de 40 euros com dois dependentes e de 70 euros quando existem três ou mais dependentes.

“Se o ano passado fez sentido apresentar a proposta da aplicação da taxa do IMI Familiar, este ano ainda mais fará sentido. Entendemos que a Câmara Municipal deve estar ao lado das famílias e deve ajudá-las a minimizar o impacto do custo de vida”, disse Sónia Martins (PSD).

- PUB -

Enquanto apresentava o respectivo documento, a eleita social-democrata sublinhou que “este ano está a ser marcado pelo agravamento das condições sociais, económicas e financeiras, e infelizmente o concelho também se irá ressentir com esta crise”.

“Assistimos a níveis históricos da inflação, o custo de vida aumentou e os juros estão a começar a subir de forma assinalável. A justiça social da aplicação do IMI Familiar é inquestionável, bem como a protecção e a consideração de que famílias com mais filhos, são famílias com mais custos e despesas, logo merecedoras de uma protecção adicional”.

Para o efeito, o PSD defendeu “minorar a taxa em vigor no ano de 2022, a liquidar em 2023”, proposta acompanhada pelo Partido Socialista, que considerou a mesma como “pertinente tendo em conta a actual conjuntura económica”.

- PUB -

“Poder efectivamente dar um benefício fiscal às famílias, com particular reflexo naquelas que têm um agregado familiar de maior dimensão”, frisou o socialista Joel Marques, para em seguida revelar que “o PS está a trabalhar numa proposta com um pacote de medidas de apoio às famílias e empresas do concelho”.

Já a gestão CDU, e apesar de “não acompanhar normalmente estas propostas por considerar que este tipo de apoios deve ser resolvido em outros patamares”, decidiu abster-se, tendo também em conta “este quadro de grandes dificuldades sociais”.

“Pensamos que não deve caber às autarquias esta responsabilidade, mas sabemos que quem pode e deve tomar essas medidas não o faz no entendimento que consideramos”, frisou André Martins, presidente da edilidade sadina.

A adesão ao IMI Familiar surge três meses depois de aprovada, com os votos a favor do PS e PSD e contra da maioria CDU, a redução da taxa de IMI de 0,40% para 0,37% e o alívio da taxa variável do IRS de 4% para 3,70%, ambos com efeito em 2023.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -