19 Março 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalAlcocheteExecutivo de Alcochete dá luz verde ao Plano de Pormenor do Núcleo...

Executivo de Alcochete dá luz verde ao Plano de Pormenor do Núcleo Turístico da Barroca d´Alva

O projecto do núcleo deverá ter como referência a constituição de uma área turística de baixa densidade de ocupação

- PUB -

A proposta de contrato com privados para a elaboração do Plano de Pormenor do Núcleo de Desenvolvimento Turístico da Barroca d’Alva acabou de ser aprovado pelo executivo de Alcochete em reunião de Câmara. A deliberação tomada na passada quarta-feira, vai agora ser submetida a um período de discussão pública durante 15 dias.

Com esta decisão de 14 de Setembro, o executivo liderado pelo socialista Fernando Pinto retoma um procedimento iniciado a 7 de Outubro de 1998, “estipulando o prazo de 12 meses para a conclusão do plano para depois submeter à Avaliação Ambiental Estratégica e à consulta pública”, refere a autarquia em nota de Imprensa.

“Este é um processo já existente, é parte integrante da estratégia do município, previsto no Plano Director Municipal (PDM) sob a forma de conjunto turístico a desenvolver numa das zonas da Herdade da Barroca d´Alva. O objectivo é que o desenvolvimento deste plano acompanhe o actual quadro legal em vigor”, afirma o presidente da Câmara de Alcochete citado na mesma nota.

- PUB -

Explica a autarquia que Plano de Pormenor, a ser concretizado, do Núcleo de Desenvolvimento Turístico da Barroca d´Alva e espaços envolventes considerados necessários para garantir uma intervenção territorial integrada tem, “um forte potencial para aumentar a projecção regional de Alcochete no contexto do Arco Ribeirinho Sul e da Área Metropolitana de Lisboa, potenciando as atividades económicas no município e a imagem de Alcochete para o exterior”.

Em foco está uma área de intervenção com 441 hectares abrangida no PDM em vigor, constituída por solos classificados como espaços agroflorestais. A elaboração do Plano de Pormenor tem como propósito “estruturar e assegurar a gestão sustentável dos recursos existentes e a minimização dos impactes da actividade turística sobre os mesmos, contribuindo para o desenvolvimento socioeconómico do concelho em paralelo com a conservação da natureza na área do projeto e na sua envolvente, bem como a valorização e preservação da paisagem e património cultural identitário da região”, indica ainda a autarquia.

Quanto ao projecto do Núcleo da Barroca d´Alva, este “deverá ter como referência a constituição de uma área turística de baixa densidade de ocupação, que valorize a relação das funções turísticas com o meio em que se integra. A ocupação turística assumirá diversas tipologias de empreendimentos turísticos de quatro e cinco estrelas, tendo por referência a edificabilidade permitida com uma capacidade máxima de 3 625 camas turísticas”.

- PUB -

No plano estão previstos equipamentos de uso comum dos empreendimentos turísticos a criar, vocacionados para a promoção da actividade desportiva e de lazer dos utilizadores e de terceiros, associada à salvaguarda e valorização da fauna e flora locais através de atividades de contemplação e de desfrute da paisagem.

“Será assegurada a autonomia dos sistemas de saneamento básico, os acessos a partir da Estrada Nacional 4 deverão ser melhorados e será construída uma via de acesso ao empreendimento através de um espaço canal de 20 metros”, expressa a Câmara de Alcochete.

 

- PUB -

Mais populares

Ajuste de contas entre jovens em escola de Setúbal com ameaça de arma branca

Rapidez de resposta de funcionário impediu ‘males maiores’. Polícia deteve suspeito, que depressa foi solto e regressou à escola

João Afonso: “Os cidadãos do distrito olham para o PSD como uma espécie de primo direito do PS”

O social-democrata considera que o partido sofreu o maior golpe político da sua história na região. E lança duras críticas à distrital

Um nome incontornável da nova música portuguesa

‘A Garota Não’ foi a escolha do público para Figura do Ano na categoria de Cultura
- PUB -