29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalAPA notifica Sado Internacional para parar com descargas poluentes na Mourisca

APA notifica Sado Internacional para parar com descargas poluentes na Mourisca

Análises da Agência Portuguesa do Ambiente ditam que contaminação tem “origem industrial” e “não são pontuais, mas continuadas”

 

- PUB -

Os resultados das análises realizadas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) às descargas que estão a poluir as linhas de água na zona da Mourisca confirmam que as mesmas são graves e têm “origem dentro do Centro Empresarial do Sado Internacional”.

A agência do ambiente, que “tomou conhecimento da situação a 12 de Julho”, garante a O SETUBALENSE que “não é evidente a existência de outras fontes de poluição”, pelo que já notificou “a gerência do centro empresarial para providenciar a imediata cessação das rejeições”.

“Com base nas diligências já efectuadas, a contaminação verificada na linha de água tem origem dentro do Centro Empresarial Sado Internacional, com descargas não pontuais, mas sim continuadas, justificando o grau de contaminação da linha de água ao longo de 1,8 quilómetros”.

- PUB -

“Lavrado auto de notícia pelos factos verificados”, confirma a APA que “os resultados analíticos obtidos indiciam que a origem das descargas não é de origem doméstica (pela relação CBO/CQO)”.

“Conjugando este facto com o valor baixo de pH [grau de acidez] e os valores altos da condutividade, pode inferir-se que as descargas são de origem industrial e possuem uma carga orgânica bastante elevada”.

A acção de fiscalização aconteceu “na sequência dos pedidos de colaboração da Câmara Municipal de Setúbal e da empresa Águas do Sado”.

- PUB -

As análises, efectuadas através da Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Alentejo, foram realizadas após acção de fiscalização com o Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR , “tendo sido efectuada a recolha de amostra dos efluentes líquidos rejeitados numa linha de água sem denominação, afluente da margem direita do Rio Sado, a qual nasce no Vale Ana Gomes e corre para Sul, percorrendo a Vala de Brejos de Canes e desaguando no Esteiro do Moinho (Estuário do Sado)”.

O SETUBALENSE contactou o Centro Empresarial Sado Internacional, mas a gerência disse não querer prestar quaisquer comentários sobre o assunto. As descargas poluentes a acontecer na Vala de Brejos de Canes preocupam os moradores há vários meses, que se queixam do mau cheiro que se faz sentir na zona.

Executivo municipal preocupado com “atentado ambiental”

Depois de visitar o local no passado dia 3 e de “verificar o crime ambiental”, o presidente da autarquia sadina, André Martins, garantiu na reunião pública de quarta-feira que “se não forem tomadas [medidas] de forma célere, a Câmara Municipal continuará a intervir com todos os meios que estão à disposição para estancar a situação”.

“Depois disso, é necessário haver intervenção no sentido da limpeza da linha da água e da reposição das qualidades das condições ambientais próprias para o desenvolvimento ecológico naquela zona”, adiantou o edil.

A oposição, por sua vez, garantiu estar a acompanhar a situação “com bastante preocupação”. Por parte da bancada do Partido Socialista, o vereador Joel Marques disse esperar que “as entidades competentes possam actuar em conformidade e parar de forma definitiva este atentado ambiental”.

Também a vereadora Sónia Martins (PSD) pediu para que o problema seja resolvido “tão breve quanto possível”.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -