19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalAlmadaTrês dias de festa levam este fim-de-semana música, espectáculos e mercado popular...

Três dias de festa levam este fim-de-semana música, espectáculos e mercado popular à Cova da Piedade

O Largo 5 de Outubro, no centro histórico da localidade, vai ser palco de uma festa que quer voltar à tradição popular

- PUB -

A localidade da Cova da Piedade está em festa durante este próximo fim-de-semana. De hoje até domingo, as Festas em Honra da Nossa Senhora da Piedade contam com várias parcerias e prometem muita música, actividades desportivas, feira e espectáculos.

Depois de não se terem realizado em 2020, e em 2021 terem tido pouca expressão, isto devido à pandemia de covid-19, este ano pretendem “retomar o espírito antigo e envolvimento das festas como eram há anos”, avança a presidente da união de freguesias, Maria d’Assis.

A centrarem-se na zona do Jardim da Cova da Piedade, Largo 5 de Outubro, essencialmente entre o espaço do coreto e a Igreja da freguesia, esta sexta-feira a animação começa às 17h00 com os Porbatuka e, até às 24h00, vão actuar os Almada Street Band, Grupo Rock do Lumiar, Banda da Sociedade Filarmónica União Artística Piedense (SFUAP) e Grupo Arte Música.

- PUB -

O sábado abre às 9H00 com Eucaristia na Igreja Matriz, seguida de teatro infantil e será um dia inteiro de actuações musicais até à meia-noite. O domingo abre também às nove da manhã com Eucaristia na Igreja Matriz, uma hora depois há pinturas faciais, um espectáculo e um Mercado de Troca de Brinquedos Usados.

Um dos momentos altos destas festas populares e de tradição local acontece entre as 17h00 e as 19h00 com a Procissão em Honra de Nossa Senhora da Piedade, seguida de Missa Campal. As festas terminam com fado na voz de Ana Catarina.

Um dos momentos apontados pela presidente da União de Freguesias é a Feira Antiga Regional, organizada por uma empresa, mas que a autarquia solicitou que “convidasse empresários locais para participarem. São sete empresários que vão mostrar os seus produtos”, diz Maria d’Assis.

- PUB -

Entretanto, para aumentar o sentido de festa, a união de freguesias desafiou o comércio local para que no sábado e domingo, esteja aberto até às 24h00.

Para a realização das Festas em Honrada Nossa Senhora da Piedade, a Câmara de Almada autorizou a ocupação da via pública, corte e desvio de trânsito a partir das 09h00 até a 13 de Setembro, no Largo 5 de Outubro da Igreja Matriz da Cova da Piedade até ao entroncamento com a Rua Francisco Ferrer.

Quanto à Praça de Táxis da Cova da Piedade, indica a autarquia que esta será deslocada para a Avenida António José Gomes . junto à Caixa Geral de Depósitos durante o período de realização das festas.

De origem religiosa, esta festas são organizadas pela paróquia da Cova da Piedade, União das Juntas de Freguesia de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas, e contam com participação da Sociedade Filarmónica União Artística Piedense, Clube Recreativo Piedense e instituições de solidariedade social.

A primeira vez que se realizaram foi antes do 25 de Abril de Abril de 1974. Logo a seguir à revolução estiveram vários anos sem acontecer, sendo retomadas pela paróquia da Cova da Piedade, através do padre Ricardo Gameiro, um dos grandes impulsionadores de obra social na freguesia, já nos anos 80. No final desta década e anos 90, a autarquia começou também a participar na organização.

 

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Quase todos os nomes do Sol da Caparica foram revelados esta terça-feira

Este ano vão existir quatro palcos num festival montado com mais preocupação ambiental e um novo figurino
- PUB -