25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalGrândolaGrândola está em festa com uma das edições mais concorridas da Feira...

Grândola está em festa com uma das edições mais concorridas da Feira de Agosto

Primeira noite foi de enchente. Este fim-de-semana há Maninho, Cuca Roseta, Expensive Soul e Rui Veloso

 

- PUB -

A Feira de Agosto arrancou ontem, em Grândola, com uma noite de enchente que promete fazer desta 378.ª edição, que decorre até segunda-feira, uma das mais concorridas de sempre.

Após dois anos de interrupção imposta pela pandemia, a histórica festa apresenta, este fim-de-semana, quatro concertos a não perder; Maninho, esta sexta-feira, Cuca Roseta, este sábado, Expensive Soul no Domingo e Rui Veloso na segunda-feira. Os espectáculos, que começam sempre depois das 22 horas, são de entrada gratuita.

A feira foi inaugurada ao final da tarde de quinta-feira, numa cerimónia que teve como convidado principal o presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência (CNAPRR), Pedro Dominguinhos e que contou, também, com a presença do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento do Alentejo (CCDRA), António Ceia da Silva, dos deputados Clarisse Campos (PS), Paula Santos (PCP) e Fernando Negrão (PSD) e dos autarcas de Alcácer do Sal, Vítor Proença, de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, e de Sines, Nuno Mascarenhas.

- PUB -

O presidente da Câmara de Grândola aproveitou para responder às preocupações sobre a ocupação turística e a estratégia urbanística do concelho, assegurando que não haverá excessos.

“Garantimos que não serão ultrapassados, nem hoje nem no futuro, os limites dos documentos de planeamento”, afirmou António Figueira Mendes. Sobre o acesso às praias do concelho, assegurou que será defendido o interesse das populações. “Nunca permitiremos que se restrinja o acesso e a fruição daquilo que sempre foi de todos”, afirmou o autarca.

Minutos mais tarde, em declarações aos jornalistas, Figueira Mendes esclareceu que, no caso da Praia da Aberta Nova, o terreno é privado, pelo que o município tem de esperar até poder fazer qualquer coisa para garantir o acesso publico. “Primeiro tem de ser aprovado o POC e depois expropriado o terreno”, disse.

- PUB -

No discurso de inauguração da feira, o autarca apontou a habitação e a gestão dos recursos hídricos como as áreas prioritárias para a gestão municipal e referiu que a sustentabilidade será o “farol” das políticas camarárias.

“Apenas a sustentabilidade em todos os projectos e relações pode garantir que o sonho que perseguimos não se transformará em pesadelo”, disse Figueira Mendes.

A sustentabilidade foi também a palavra de ordem da intervenção do presidente da Assembleia Municipal. Rafael Rodrigues referiu que o concelho de Grândola “está a mudar” e que as “dores de crescimento surgem, naturalmente”, para defender, como já tinha feito há três anos, uma estratégia que assegure um desenvolvimento local sustentável.

 

Alentejo acelera execução do Portugal 2020

A execução do Quadro Comunitário de Apoio (QCA) Portugal 2020 está a acelerar no Alentejo, com um crescimento, no último ano e meio, de 35% para mais de 70%, revelou o presidente da CCDRA.

Ceia da Silva disse ainda que o novo QCA, Portugal 2030, está “quase finalizado” e que o Alentejo “não perde verbas, relativamente aos quadros anteriores”. O responsável da CCDRA prometeu agilidade no arranque do Portugal 2030, garantindo que o primeiro aviso será lançado “ainda este ano ou, o mais tardar, no início do próximo”.

 

Litoral Alentejano com 11% da ‘bazuca’

O Litoral Alentejano já tem assegurados 770 milhões de euros do PRR, conhecido por ‘bazuca’, valor que corresponde a 11% do total já contratualizado no âmbito das Agendas Mobilizadoras, deste programa comunitário de apoio à recuperação da economia portuguesa.

O número foi adiantado pelo coordenador da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR. Pedro Dominguinhos explicou que o grosso dos 770 milhões referidos são para a transição energética e que o município de Sines tem um “papel preponderante” neste total.

De acordo com o responsável, Grândola é o 7.º concelho do Alentejo com maior volume de investimento no quadro do PRR.

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -