23 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalTalento por sorte, costureira por escolha

Talento por sorte, costureira por escolha

Até descobrir a costura, a setubalense Sofia Ah Chak sentia-se “perdida na vida”. Hoje, tem uma marca de roupa de praia confeccionada à mão e ambiciona tornar se costureira profissional

 

- PUB -

 

É entre linhas e agulhas que Sofia Ah Chak se sente realizada. Com 22 anos e “muito sangue na guelra” começou a dar ouvidos ao desejo que a persegue desde criança e, hoje em dia, ambiciona tornar-se costureira.

Tudo começou aos cinco anos, no restaurante dos avós, onde passava as tardes entretida a desenhar roupa nas folhas das mesas.

- PUB -

“Desenhava sobretudo vestidos de noiva e mayots”, relembra a setubalense. “Acabava mesmo por criar peças com a minha avó. Costurávamos roupa para as bonecas. Era bastante divertido ver as ideias passarem do papel para a realidade”.

Cresceu com a ideia de se tornar designer de moda, mas, terminado o curso de Humanidades no ensino secundário, a família teve um papel preponderante na decisão do rumo a tomar.

“Abriram-me os olhos”, conta. “Nunca me proibiram de nada, mas mostraram-me a realidade. É muito difícil construir um percurso na área, em Portugal. Mentalizei-me disso e comecei a pensar em alternativas”.

- PUB -

Os vários planos B

A partir desse momento teve de encontrar um “plano B” e admite ter “andado perdida na vida”. “Sempre tive vontade de ser tudo e mais alguma coisa e não sabia bem onde poderia ser feliz”, confessa a jovem.

Fez provas de recrutamento para a PSP e ponderou seguir Investigação Criminal, mas confessa não ter resultado. Em 2018, chegou a entrar no curso de Gestão Marinha e Costeira, na Universidade do Algarve, mas bastou um mês para perceber que ‘não era a sua praia’.

No ano seguinte, seguir Jornalismo pareceu-lhe a opção correcta. “Via o Inspector Max e queria ser como a Júlia [personagem]”, ri. “Gostava de escrever e pensei que fosse o suficiente”. Ao fim de três anos de licenciatura no Instituto Politécnico de Lisboa, teve a certeza de que não se sentia realizada.

“No fundo, eu sempre soube o que queria [costura], mas descartava a ideia com medo de que não desse certo”.

A reviravolta

Foi em 2020, ano de pandemia e sucessivos confinamentos que Sofia teve o tempo que precisava para pensar no que realmente queria para o futuro.

“Estava farta de fazer coisas de que não gostava e pensei que tinha de parar de dar ouvidos às pessoas e fazer o que gosto. Tirei um curso de costura na Maria Modista, em Setúbal, e aventurei-me a costurar”, conta.

Ao fazer a primeira peça, um fato de banho, soube que o seu futuro passava pela costura. Tirou um ano para “aperfeiçoar a técnica” e, em 2021, deu um passo importante: criou a ‘Maika’i’, “Sente-te bem”, em português, uma marca de roupa de praia confeccionada à mão.

‘Maika’i’, a forma de Sofia se sentir bem

Com uma marca própria, a jovem não só se diverte a escolher tecidos e a descobrir as tendências do próximo Verão, como acredita fazer a diferença na indústria da moda.

“Faço roupa para pessoas reais com corpos reais. Adoro praia, adoro piscina e sei o que é sentirmo-nos reticentes com o nosso corpo”, revela.

Constrói cada peça adaptada ao gosto e corpo dos clientes e sabe já ter aumentado a auto-estima de diversas pessoas.

“Já me aconteceu uma rapariga receber umas cuecas tal como as tinha encomendado, mas perceber, à última da hora, que preferia maiores. «Mas foi assim que você pediu», disse-lhe eu. «Tem razão. Tenho de começar a mostrar o meu corpo e isto até me dá confiança» foi a resposta dela”.

Não só as clientes se sentem satisfeitas com o que vestem como a própria Sofia demonstra ter encontrado o rumo certo: “Adorava viver só para a costura”.

Além da marca, trabalha num bar de praia para poupar o suficiente para tirar um curso de costura certificado e, mais tarde, ambiciona dar aulas na sua própria escola de costura.

“Se fizermos o que gostamos é meio caminho andado para sermos bem-sucedidos”, conta a rapariga.

 

Fotografia: Nuno Tátá

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -