23 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalMercado do Livramento celebra 146 anos repletos de orgulho

Mercado do Livramento celebra 146 anos repletos de orgulho

Histórico símbolo de Setúbal, pouco mais novo que a própria cidade, permanece uma referência na região e no país

 

- PUB -

O Mercado do Livramento está de parabéns, com o histórico símbolo de Setúbal a celebrar hoje 146 anos. Criado em 1876, o mercado é um dos principais centros de comércio da cidade, sendo considerado um dos mais famosos mercados do mundo. Sendo apenas 16 anos mais novo que a própria cidade, a qualidade e diversidade da oferta no mercado chamam a atenção de clientes de muitos pontos do país, mas quem dá a vida ao espaço são os comerciantes que lá permanecem há muitos anos, alguns quase desde nascença.

A praça sadina permanece no topo da lista de quem pretende comprar aquilo que a cidade tem de melhor. Peixe, fruta, carne, hortícolas e muito mais, o mercado tem uma oferta vasta na sua variedade, sendo que apesar da sua idade avançada, o espírito jovem mantém-se muito presente, muito graças aos comerciantes que dão vida ao centro de comércio.

São as pessoas que lá trabalham que trazem um grande espírito ao espaço, com alguns a pegarem no negócio de família, enquanto outros a preferirem que os filhos tenham uma vida melhor e longe do mercado.

- PUB -

Lucília Pinho é comerciante de peixe e contou a O SETUBALENSE como cresceu no mercado, pegando no negócio que lhe foi deixado pela família. “Basicamente nasci neste mercado, a minha mãe já aqui trabalhava e cedo aprendi a gostar do espaço e principalmente das pessoas”, contou.

Apesar da grande animação que se sente no espaço, não é só de coisas boas que se vive no mercado. Esse é o caso de Piedade Mendão, que apesar de estar feliz no seu posto, contou como o retorno financeiro por vezes não chega, garantindo que não deseja o mesmo futuro para os filhos. “Só o faço por gosto, infelizmente não consigo fazer muito dinheiro aqui”, confessou, explicando depois que não deseja este futuro para os seus filhos. “Não quero deixar isto para os meus filhos, felizmente eles já têm uma boa vida e estão orientados, não precisam deste trabalho, que cansa muito e não paga assim tão bem”, lamentou.

As histórias da praça são muitas, com várias origens e várias idades, mas quase todos partilham do pensamento que o mercado está a atravessar um período difícil. Fruto da pandemia e do conflito bélico existente na Ucrânia, a vida não tem sido fácil para os comerciantes, com vários a queixarem-se da perda de clientes e da dificuldade em manter preços atractivos para as os clientes.

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -