- PUB -
Início Local Alcochete Festival de papagaios está de regresso ao céu da Praia dos Moinhos...

Festival de papagaios está de regresso ao céu da Praia dos Moinhos de Alcochete

0
1351
- PUB -

A edição deste ano volta a contar com presenças estrageiras e tem como novidade vários concertos

Papagaios de mil e uma cores e feitios começam hoje, sexta-feira, a flutuar ao vento enchendo o céu da Praia dos Moinhos, em Alcochete, com vista para o rio Tejo. É o Festival Internacional de Papagaios de Alcochete (FIPA), que está de volta depois de dois anos de paragem forçada pela pandemia.

Organizado pelo GILTeatro, Associação Juvenil, o FIPA está a decorrer até domingo e, este ano, apresenta como novidade vários concertos. A 18.ª edição, tal como as anteriores, traz vários artistas convidados que vão actuar para entreter quem se dirigir à praia.

Adianta Mariana Sobral, presidente da associação organizadora, que estão confirmados participantes vindos da Alemanha, Espanha, Reino Unido, e Itália. Entre os portugueses, vai estar um representante de Peniche e outro de Lourosa, além dos artistas de Alcochete.

“Vai encher toda a Praia dos Moinhos com papagaios, com demonstrações durante o dia e também nocturnas”, diz a responsável. E quem quiser largar um papagaio, também o pode fazer, a única condição é estar fora do recinto onde decorrem as demonstrações.

Hoje, dia 8, às 18h00, acontece a recepção aos participantes do evento, seguido de um desfile de apresentação. A animação está por conta de Anau A Rufar que actua no Largo de São João.

Para as 10h00 de sábado, dia 9, está marcada a abertura do FIPA na Praia dos Moinhos, e meia-hora depois serão lançados os primeiros papagaios estáticos. Às 15h00, actuam as Sevilhanas Rocieras de Alcochete, grupo de dança sevilhana reconhecido e aclamado na vila. Às 18h00, canta a jovem Rita Fialho acompanhada de Martim Mendonça e Diogo Santos.

Por volta das 21h00, será feito o voo de papagaios nocturnos, que “fará brilhar o céu e o rio Tejo”, diz Mariana Sobral; e será a própria presidente da Associação Juvenil GILTeatro que vai concluir o dia com uma actuação em palco onde vai cantar acompanhada por Arthus Magno.

O domingo, último dia do Festival Internacional de Papagaios de Alcochete, abre com os Anau A Rufar, e às 10h30 os papagaios voltam a estar no ar para a actuação final de uma edição que termina às 18h30.

A GilTeatro, associação já com 25 anos, retoma assim um festival já com história em Alcochete, e não só, para o qual conta com o apoio da Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Alcochete, além da Quinta Moinho da Praia – que vai servir as refeições -, do Pikolé Bar e da Entrelinhas que contribui com as camisolas para o evento.

 

Comentários

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui