27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalCâmara de Setúbal vai distribuir mais de 35 mil euros por nove...

Câmara de Setúbal vai distribuir mais de 35 mil euros por nove projectos e instituições do concelho

Fatia maior de 20 400 euros vai possibilitar implementação de estúdio de som e vídeo no espaço “Nosso Bairro, Nossa Cidade”

 

- PUB -

O executivo municipal da Câmara de Setúbal aprovou ontem em reunião pública a atribuição de mais de 35 mil euros em apoios financeiros a nove projectos e instituições do concelho sadino.

A fatia maior, no valor de 20 mil e 400 euros, vai ser entregue à Khapaz – Associação Cultural de Jovens Afrodescendentes, com a qual a autarquia vai celebrar um protocolo para a implementação do estúdio de som e vídeo no espaço “Nosso Bairro, Nossa Cidade” da Bela Vista.

De acordo com a proposta aprovada, o montante vai ser cedido por um período de 12 meses, sendo que mensalmente será entregue à associação 1 700 euros, com início em Novembro.

- PUB -

Com a referida quantia, o espaço “Nosso Bairro, Nossa Cidade” da Bela Vista passará a contar com “a valência de estúdio de som e vídeo, cumprindo um interesse manifestado por moradores de todos os bairros do programa”, importante “no desenvolvimento da expressão popular nos níveis cultural e artístico e na concretização de uma estratégia de comunicação comunitária”.

Já por assumir “como linhas de actuação a criação de condições para a manutenção de práticas culturais e pedagógicas associadas à actividade da dança”, a Câmara Municipal prepara-se para apoiar a Academia de Dança Contemporânea de Setúbal com cinco mil euros.

A quantia, igualmente atribuída através de um protocolo de colaboração e a ser cedida em duas tranches, visa apoiar a instituição na “organização de eventos”, sendo que o município defende a divulgação do “papel das mais diversificadas manifestações artísticas na vida local”.

- PUB -

A primeira metade do valor será entregue no final do mês de Julho “e o remanescente em Setembro do presente ano”. Enquanto isso, e reconhecendo que “o clube conheceu um grande crescimento nos últimos anos”, o São Domingos vai arrecadar um apoio financeiro no valor de 1 600 euros para fazer face às distantes deslocações que a equipa de Futevolei terá de fazer para disputar o Campeonato Nacional, “correspondente a aproximadamente 70% do valor total do orçamento”.

Os 2 800 euros a entregar à Academia de Futsal Estrelas de Setúbal pretendem apoiar a colectividade “na realização de obras, pinturas e melhoramentos na sua sede”, montante que corresponde a “aproximadamente 70% do valor total” da obra.

Ao Clube de Amadores de Pesca Desportiva, por sua vez, foi atribuído um apoio financeiro de 2 000 euros, montante que irá cobrir as despesas associadas à participação da instituição no Campeonato do Mundo, como “inscrições, viagens, estadia, entre outras”.

No sentido de “fazer face às despesas inerentes à realização das Festas de Nossa Senhora do Rosário de Troia, que se realizam nos dias 13, 14 e 15 de Agosto, além dos apoios logísticos previstos”, a autarquia vai ajudar a Fábrica Igreja Paroquial de São Sebastião com 1 500 euros.

“Considerando que as tradições populares devem ser preservadas, reveste-se de grande importância o incentivo à realização das festas”, que “constituem um importante factor de animação e promoção turística e cultural da região”, justifica a edilidade na respectiva proposta.

Com o Festival Internacional de Rancho Folclórico a chegar a Setúbal este sábado, foi também ontem aprovada a atribuição de mil euros ao Rancho Folclórico de Praias do Sado, “a fim de garantir os custos extras” associados à sua participação, nomeadamente “para apoio de estadia e refeições”.

A verba de 500 euros a ser entregue ao Centro Ciclista Azeitonense pretende “apoiar a colectividade na organização da prova 31.º Prémio Juvenil da Aldeia da Piedade”, que se concretiza no próximo domingo em Azeitão, enquanto os 400 euros que vão para ‘as mãos’ da Associação Setubailas visam apoiar “a sua actividade e dinâmica regular”.

Próxima semana Encarregado de protecção de dados pode vir a ser nomeado em breve

O presidente da Câmara de Setúbal, André Martins, disse na reunião pública de ontem esperar que “durante a próxima semana hajam condições para nomear o encarregado de protecção de dados sem haverem problemas”.

“Já encontrámos uma pessoa, mas ainda não conseguimos estabilizar a sua situação. Espero que na próxima semana possa assinar esse despacho, que depois virá a uma próxima reunião de câmara”, acrescentou.

A questão foi levantada por Sónia Martins, vereadora do PSD, que questionou o autarca sobre “qual o ponto da situação sobre a matéria”. “Já tenho quase vinte anos de Câmara Municipal e nunca vi uma coisa tão complicada como esta”, explicou André Martins.

Isto porque “numa Câmara como a de Setúbal, que tem mais de 1 500 trabalhadores, não é fácil identificar uma pessoa que tenha as características para assumir a responsabilidade sem que haja incompatibilidade entre as funções que desempenha e a nomeação”, justificou.

A lei obriga as câmaras municipais, como todas as entidades públicas, a terem um encarregado de protecção de dados. Paulo Hortênsio, director do Departamento de Administração Geral e Finanças, foi nomeado em Maio último, mas a função que desempenha na autarquia não é compatível com o cargo.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -