1 Fevereiro 2023, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalBarreiroSogenave investe 22 milhões em centro logístico no Barreiro

Sogenave investe 22 milhões em centro logístico no Barreiro

Projecto em Palhais prevê instalação de mais de 570 postos de trabalho e a criação de duas rotundas, nesta localidade e em Santo António da Charneca

 

- PUB -

O presidente da Câmara do Barreiro, Frederico Rosa, assinou na última segunda-feira, nas instalações da Startup, um protocolo com o grupo Trivalor, que vai trazer “mais investimento, emprego e qualidade de vida” para o município, com a instalação no território da SOGENAVE – Sociedade Geral de Abastecimento à Navegação e Indústria Hoteleira, num investimento de 22 milhões de euros, com a acomodação de 572 postos de trabalho no concelho, num prazo para implementação deste negócio de 24 meses e que vai ainda conduzir à reformulação rodoviária do cruzamento de Santo António da Charneca e do entroncamento situado na localidade de Palhais.

Assinatura do contrato com a empresa teve lugar esta segunda-feira nas instalações da Startup Barreiro

O futuro Centro de Logística e Distribuição, demonstra que é intenção da Trivalor “associar ao projecto de investimento a transferência das sedes e das suas participadas”, localizadas em Oeiras, Amadora e Lisboa, para o município a sul do Tejo. Segundo o edil barreirense, Frederico Rosa, com este projecto “foi dado um importante passo, num processo que por norma é longo e constituído por várias etapas”.

Para o presidente, esta obra “vai ser fundamental para o Barreiro […], por trazer para o concelho uma empresa de referência a nível nacional, uma das maiores de Portugal, pelos postos de trabalho […], que vão dar uma dinâmica nunca antes vista no comércio local da zona”, frisou, estando ainda prevista a reformulação do sistema rodoviário nesta área “para que não hajam constrangimentos, dado o aumento do volume de tráfego”.

- PUB -

100 trabalhadores serão contratados localmente

Em declarações a O SETUBALENSE, o vice-presidente do município, Rui Braga, adiantou que “este é um investimento que vai deslocar o centro logístico da SOGENAVE para o Barreiro e a sua sede fiscal para o concelho, criando emprego, sendo que a instalação da empresa obrigará a que mais de 100 trabalhadores sejam contratados localmente”, em virtude dos já existentes não desejarem deslocar-se para esta zona do País, todavia, “toda a futura contratação será realizada no território”, adiantou.

De acordo com o vereador, o Barreiro vai “passar a ter um ‘player’ gigante na cidade e um contratante de peso, que contribuirá certamente para um novo dinamismo no concelho e essa é sempre uma boa notícia”, destaca. Uma das exigências da câmara, desde a primeira hora, foi “a construção de uma rotunda em Palhais, para solucionar a existência de um cruzamento dramático”, melhorando a circulação automóvel nesta zona da cidade.

- PUB -

Junto à zona do coreto de Santo António da Charneca, o município vai ainda apostar no desenvolvimento de um outro projecto, onde também está prevista a criação de mais uma rotunda, com uma variante que atravessa parte das casas ali existentes, num “investimento camarário” que deverá avançar no espaço de um ano.

Rui Braga acrescenta que o empreendimento só agora foi possível avançar, sendo um assunto que foi alvo, anteriormente, de várias discussões em Assembleia Municipal. “A razão pela qual isto é possível, tem muito a ver com o Regulamento de Incentivos que está em vigor”, tendo acrescentado que “ninguém tenha dúvidas” que este “é o actor principal” da instalação da empresa no concelho.

De acordo com o vice-presidente, a mudança destas instalações surge como “uma situação atractiva a nível de impostos e taxas municipais”, ganhando o território mais dinamismo. A obra em causa, recorde-se, já havia sido discutida naquela Assembleia, em Dezembro de 2013, no executivo de então, altura em que o deputado André Antunes, do Bloco de Esquerda, questionou a câmara sobre a relocalização da empresa e a sua expansão, de modo a terminar com a “especulação” existente.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Autoeuropa anuncia unidade 1 milhão do T-Roc que vai rodar noutro continente

Número redondo foi anunciado pela direcção da fábrica de Palmela. Automóvel já tem destino traçado

O sangue e o oxigénio dos Tribunais

Ninguém duvida que os oficiais de justiça são essenciais para a Administração da Justiça.

Sexta-feliz chega ao concelho para dar “mais tempo” aos funcionários

PartYard decidiu dar as tardes de sexta-feira aos trabalhadores para melhorar o seu rendimento
- PUB -