28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoNuno Canta realça importância da requalificação da Praça 1.º de Maio e...

Nuno Canta realça importância da requalificação da Praça 1.º de Maio e do Largo do Guitarrista

O autarca considera que a intervenção “tem implicações profundas no desenvolvimento da cidade”

 

- PUB -

“Uma oportunidade excepcional para o nosso desenvolvimento urbano e comercial e para aumentar a qualidade de vida e do ambiente dos montijenses”. Foi assim que Nuno Canta, presidente da Câmara Municipal do Montijo, definiu a importância das obras de requalificação da Praça 1.º de Maio e do Largo do Guitarrista, inauguradas no sábado.

“Este projecto tem, pois, implicações profundas sobre a cidade e sobre o seu desenvolvimento”, reforçou o autarca, durante a cerimónia de inauguração, que contou ainda com as presenças de Catarina Marcelino, presidente da Assembleia Municipal, e Fernando Caria, presidente da Junta da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, além do arquitecto Rui Mendes, responsável pela obra.

Em comunicado, a Câmara Municipal do Montijo salienta que “a reabilitação urbana da Praça 1.º de Maio e do Largo do Guitarrista permitiram recuperar um espaço histórico na cidade” que, lembra a autarquia, contou com “ocupação diversa ao longo do tempo”.

- PUB -

A existência de “um poço circular de abastecimento da cidade e, mais tarde, um coreto circular” são dois exemplos apontados sobre a ocupação do espaço em tempos passados.

A empreitada, adianta o município, “incluiu o alargamento do espaço pedonal com desenhos da artista plástica montijense, Fernanda Fragateiro, e a construção de um banco circular em pedra de Lioz, que surge suspenso do pavimento contínuo e cujo desenho se abre para a Igreja da Misericórdia”.

Ao mesmo tempo, vinca que as obras prolongaram “a permeabilidade do solo no centro da cidade de modo a favorecer a infiltração das águas com a plantação de árvores em espaços verdes circulares”.

- PUB -

“O projecto foi incluído no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), tem um investimento de 481.613,31€, com financiamento de 50 por cento por fundos comunitários, no âmbito do Portugal 2020”, acrescenta a autarquia. A cerimónia de inauguração foi abrilhantada pela actuação da orquestra de percussão Batucando.

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -