19 Março 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalArguidos no caso de menina morta em Setúbal ficam todos em prisão...

Arguidos no caso de menina morta em Setúbal ficam todos em prisão preventiva [actualizada]

Medidas de coação foram anunciadas esta tarde pelo Tribunal de Setúbal

 

- PUB -

Os três arguidos no caso da morte de Jéssica Biscaia, a menina de três anos assassinada em Setúbal, ficaram todos em prisão preventiva, anunciou o Tribunal de Setúbal na tarde deste domingo, por volta das 16h30. Estão indiciados por homicídio qualificado, extorsão, ofensas corporais graves e coação.

As medidas de coação foram anunciadas aos jornalistas pelo juiz presidente da Comarca de Setúbal, António Fialho, pouco depois de o juiz de instrução criminal ter lido a decisão aos três arguidos no processo.

Os arguidos são Ana Cristina, a falsa ama, conhecida por “Tita”, o marido, Justo, e a filha, Esmeralda, de 27 anos. Esta última arguida recusou-se a prestar declarações quando foi ouvida, na sexta-feira, por “estratégia da defesa”, revelou hoje a seu advogado, Armindo Silva.

- PUB -

Já, Ana Cristina, tida como a mentora do crime, terá afirmado em tribunal que cuidou da menina durante uma semana, mas negou agressões ou ter dado qualquer medicação para a menina não gritar. Tita afirmou que a criança caiu de uma cadeira no domingo, razão pela qual apresentava ferimentos.

Os trabalhos do primeiro inquérito judicial do processo começaram na sexta-feira, continuaram este sábado de manhã, apenas com os advogados e, após pausa para o almoço, ficaram concluídos à tarde, já com a presença dos três arguidos.

Os três arguidos foram detidos pela Polícia Judiciária por suspeita de homicídio qualificado, rapto, extorsão e ofensas à integridade física.

- PUB -

A morte da menina ocorreu na segunda-feira, depois de a mãe ter ido buscá-la a casa de uma mulher que identificou às autoridades como ama da criança.

De acordo com a mãe, a menina esteve cinco dias ao cuidado da mulher e tinha sinais evidentes de maus-tratos, como hematomas, pelo que foi chamada a emergência médica.

A criança foi assistida na casa da mãe e transportada ao Hospital de São Bernardo, onde foi sujeita a manobras de reanimação, mas não sobreviveu aos ferimentos.

Na quinta-feira, a Polícia Judiciária revelou que deteve três pessoas por suspeita do homicídio: uma mulher de 52 anos a quem a mãe da criança devia dinheiro, inicialmente identificada como ama, o seu marido, com 58 anos, e a filha, de 27 anos.

À Lusa, o coordenador da Polícia Judiciária (PJ) de Setúbal, João Bugia, adiantou que a mãe da menina e o padrasto foram também ouvidos durante a noite de quarta-feira na PJ, mas não foram constituídos arguidos.

Segundo João Bugia, a mãe da menina foi “ardilosamente enganada” e levada a entregar a filha por conta de uma dívida de 400 euros que tinha para com a suspeita.

Nos cinco dias em que permaneceu na casa dos detidos, a criança terá sofrido maus-tratos severos.

João Bugia revelou ainda que, apesar de haver algumas suspeitas iniciais de eventuais agressões sexuais contra a criança, esses indícios não foram confirmados na autópsia realizada na quarta-feira.

- PUB -

Mais populares

Ajuste de contas entre jovens em escola de Setúbal com ameaça de arma branca

Rapidez de resposta de funcionário impediu ‘males maiores’. Polícia deteve suspeito, que depressa foi solto e regressou à escola

João Afonso: “Os cidadãos do distrito olham para o PSD como uma espécie de primo direito do PS”

O social-democrata considera que o partido sofreu o maior golpe político da sua história na região. E lança duras críticas à distrital

Um nome incontornável da nova música portuguesa

‘A Garota Não’ foi a escolha do público para Figura do Ano na categoria de Cultura
- PUB -