29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioÚltimasCineteatro Municipal João Mota acolhe entrega de distinções à comunidade piscatória

Cineteatro Municipal João Mota acolhe entrega de distinções à comunidade piscatória

Sesimbra assinalou o Dia do Pescador com um programa de actividades, às quais se juntou a secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, num “reconhecimento da importância que o porto de Sesimbra tem a nível nacional e respeito pela comunidade piscatória”, e das quais fez parte a tradicional entrega de distinções às individualidades da comunidade piscatória sesimbrense no Cineteatro Municipal João Mota.

- PUB -

A cerimónia contou com intervenções de Laura Correia, presidente da Junta de Freguesia de Santiago, João Narciso, presidente da Assembleia Municipal de Sesimbra, e de Francisco Jesus, presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, que destacaram a importância dos pescadores para a identidade do concelho e o seu contributo para o desenvolvimento de diversas actividades.

Na Pesca do Cerco, foi distinguida a embarcação Princesa de Sesimbra, acompanhada pela embarcação António Anacleto, na pesca longínqua, e pela embarcação Novo Imperador, na pesca do peixe-espada preto.

As embarcações Armindo José, na pesca polivalente e costeira, Filipe e Flávia, na pesca polivalente local com convés, Fina Flor, na pesca polivalente sem convés, e a Aiola Santa Maria, no âmbito da pesca da toneira e palangre de embarcações até quatro metros, também foram reconhecidas na tarde de 31 de Maio.

- PUB -

Joaquim Dias foi agraciado enquanto pescador com mais tempo de actividade, enquanto Henrique Chanoca é, por sua vez, o pescador mais jovem em actividade.

Para além dos pescadores, foi ainda atribuído o Agradecimento Carreira a Joaquim José Pinto, sesimbrense que durante várias décadas desempenhou funções de patrão local na delegação de Sesimbra do Instituto de Socorros a Náufragos.

Da programação fez igualmente parte uma missa na Capela da Misericórdia e a colocação de uma coroa de flores no Monumento aos Pescadores, no Largo de Bombaldes, sem esquecer a colocação de um novo memorial em honra dos pescadores desaparecidos no mar, no cemitério de Santiago, e o descerramento de uma placa em homenagem a António Pila, dirigente da Associação de Armadores de Pesca Artesanal e Local do Centro e Sul que faleceu no final de 2020.

- PUB -

 

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -