26 Junho 2022, Domingo
- PUB -
InícioÚltimasCineteatro Municipal João Mota acolhe entrega de distinções à comunidade piscatória

Cineteatro Municipal João Mota acolhe entrega de distinções à comunidade piscatória

Sesimbra assinalou o Dia do Pescador com um programa de actividades, às quais se juntou a secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, num “reconhecimento da importância que o porto de Sesimbra tem a nível nacional e respeito pela comunidade piscatória”, e das quais fez parte a tradicional entrega de distinções às individualidades da comunidade piscatória sesimbrense no Cineteatro Municipal João Mota.

- PUB -

A cerimónia contou com intervenções de Laura Correia, presidente da Junta de Freguesia de Santiago, João Narciso, presidente da Assembleia Municipal de Sesimbra, e de Francisco Jesus, presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, que destacaram a importância dos pescadores para a identidade do concelho e o seu contributo para o desenvolvimento de diversas actividades.

Na Pesca do Cerco, foi distinguida a embarcação Princesa de Sesimbra, acompanhada pela embarcação António Anacleto, na pesca longínqua, e pela embarcação Novo Imperador, na pesca do peixe-espada preto.

As embarcações Armindo José, na pesca polivalente e costeira, Filipe e Flávia, na pesca polivalente local com convés, Fina Flor, na pesca polivalente sem convés, e a Aiola Santa Maria, no âmbito da pesca da toneira e palangre de embarcações até quatro metros, também foram reconhecidas na tarde de 31 de Maio.

- PUB -

Joaquim Dias foi agraciado enquanto pescador com mais tempo de actividade, enquanto Henrique Chanoca é, por sua vez, o pescador mais jovem em actividade.

Para além dos pescadores, foi ainda atribuído o Agradecimento Carreira a Joaquim José Pinto, sesimbrense que durante várias décadas desempenhou funções de patrão local na delegação de Sesimbra do Instituto de Socorros a Náufragos.

Da programação fez igualmente parte uma missa na Capela da Misericórdia e a colocação de uma coroa de flores no Monumento aos Pescadores, no Largo de Bombaldes, sem esquecer a colocação de um novo memorial em honra dos pescadores desaparecidos no mar, no cemitério de Santiago, e o descerramento de uma placa em homenagem a António Pila, dirigente da Associação de Armadores de Pesca Artesanal e Local do Centro e Sul que faleceu no final de 2020.

- PUB -

 

Comentários

- PUB -

Mais populares

Avó e mãe de Jéssica cantaram em programa da TVI enquanto menina estava sequestrada

Família materna da vítima marcou presença em caravana de “Uma Canção Para Ti” na véspera da morte da criança

“Queremos ser uma das maiores potências desportivas do distrito de Setúbal”

Tiago Fernandes, presidente do Juventude Sarilhense

Menina de três anos morre em caso suspeito de maus tratos pela ama

Criança apresentava ferimentos na boca e nariz e hematomas no corpo. Ama disse que tinha caído de uma cadeira no dia anterior
- PUB -