25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSinesMinistro da Economia recupera aeroporto e afirma que Portugal não se pode...

Ministro da Economia recupera aeroporto e afirma que Portugal não se pode tornar ‘num país da indecisão’

António Costa e Silva considera que o reforço da conectividade aérea é importante e que a decisão sobre a localização, além de tardia, é fulcral para o desenvolvimento económico do País

 

- PUB -

O ministro da Economia, António Costa Silva defendeu nesta terça-feira, em Sines, que Portugal não se pode converter “num país da indecisão”, referindo-se à discussão em torno da localização do novo aeroporto internacional de Lisboa.

“Acho que não podemos converter-nos num país da indecisão. Andamos há 50 anos a discutir a questão do aeroporto e isto é completamente irracional. Quando olhamos para as variáveis que têm maior impacto no desempenho da economia portuguesa, a conectividade aérea é uma delas”, afirmou.

O ministro da Economia e do Mar falava, em Sines, durante a conferência “Fora da Caixa”, iniciativa organizada pela Caixa Geral de Depósitos com o objectivo de debater as oportunidades oferecidas pela economia portuguesa, com o foco no sector energético e na localização estratégica de Sines.

- PUB -

Na sua intervenção, e em resposta a uma questão sobre o debate em torno do aeroporto internacional de Lisboa, Costa Silva defendeu que tudo o que se possa fazer “para reforçar a conectividade aérea é importante” e alertou que “a decisão tarda” e “é fulcral para o desenvolvimento da economia portuguesa”.

“Este debate não só já está atrasado, já está datado, mas o que é importante é nós termos a capacidade, além de identificar os problemas, tomar decisões para os resolver. Acho que é uma decisão que tarda e é fulcral para o desenvolvimento da economia portuguesa”, realçou.

Porto de Sines é “caleidoscópio de oportunidades”

- PUB -

Questionado sobre o potencial de Sines no actual contexto europeu, o governante considerou este polo industrial e portuário “um caleidoscópio de oportunidades” e definiu que, até ao fim desta década, o Porto de Sines “pode ser um grande porto de mercadorias”.

“Sines pode ser um dos maiores portos de mercadorias da Europa e quiçá do mundo. Temos hoje em Sines um potencial de manuseamento de cerca de 2.3 milhões de contentores. A expansão que existe vai dar-nos quatro milhões de contentores muito brevemente e, até 2030, com o novo cais, vamos ter capacidade em Sines de manusear oito milhões de contentores”, salientou.

No entender de Costa Silva, Sines poderá também vir a ser “o porto do ‘green shipping’”, devido às “exigências cada vez maiores sobre o tipo de combustíveis usados pelos navios” impostas pela Autoridade Marítima Internacional e, para tal, projectos ligados ao “hidrogénio, amónia verde e metanol” vão “ser essenciais”.

“E, quando olhamos para os investimentos, excluindo o investimento público, hoje estão mapeados em Sines cerca de 17 mil milhões de euros de investimento. Um é para o polo da logística, para o porto, para a extensão do cais, cerca de mil milhões, mas temos 3,5 mil milhões de euros de investimento em Sines que estão programados nos cabos submarinos e nos centros de tratamento de dados”, sublinhou.

Para o ministro da Economia, Sines pode também ser “uma plataforma da transformação energética do País e da Europa”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -