29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalAlcácer do SalTrotinetes eléctricas chegam Alcácer do Sal e Comporta já este Verão

Trotinetes eléctricas chegam Alcácer do Sal e Comporta já este Verão

Primeiro concelho do Litoral Alentejano a receber trotinetes vai fazer experiência de seis meses

 

- PUB -

Alcácer do Sal vai ter trotinetes eléctricas a funcionar na cidade e na aldeia da Comporta já este Verão, tornando-se no primeiro concelho do Litoral Alentejano a receber este género de micro transporte.

A decisão de aceitar a colocação de uma rede de trotinetes da Bolt foi aprovada na última reunião pública da Câmara Municipal, com a vereadora Ana Luísa Soares (CDU) a justificar a necessidade com a existência, na cidade de Alcácer e na Comporta, de “um peso muito elevado de deslocações de curta distância”.

O presidente da autarquia, Vítor Proença (CDU) reforçou a fundamentação argumentando que Alcácer é uma cidade “muito extensa” e com muitas subidas e descidas.

- PUB -

O PS também votou a favor da medida, com Gabriel Geraldo a considerar tratar-se de algo que “faz parte da vida moderna”. O socialista colocou a possibilidade de o limite de circulação das trotinetes chegar também à Praia da Comporta, que apesar de ser já concelho de Grândola fica muito perto dos limites do concelho de Alcácer do Sal, que, naquela zona é junto ao Museu do Arroz.

A vereadora Ana Luísa Soares (CDU) respondeu que o executivo municipal já está a tratar disso com a Câmara Municipal de Grândola e com a empresa e que “em princípio não haverá problema” para conseguir que o percurso de circulação chegue à zona da praia.

Outra questão colocada pelo PS foi a da segurança, com a vereadora a defender a realização de acções de formação, destinadas sobretudo aos jovens, para uma maior capacitação para o uso destes veículos.

- PUB -

Ana Luísa Soares vincou que a utilização das trotinetes é proibido a menores de 18 anos – razão pela qual a Escola Secundária nem foi considerada um ponto de interesse no sistema criado, complementou Vítor Proença. A autarca acrescentou que a Bolt tem prevista uma campanha de sensibilização “a seguir à Semana da Mobilidade” e que estes veículos serão objecto da atenção das forças de segurança, nomeadamente da GNR, no âmbito das suas funções de fiscalização da circulação e do trânsito.

As trotinetes devem chegar ao concelho nas próximas semanas, ainda antes do início da época balnear, sendo que o acordo com a Bolt, para já, é para uma experiencia de seis meses. A vereadora Ana Luísa Soares informou que, nas duas primeiras semanas, a utilização dos veículos vai ter custos mais reduzidos, de lançamento da actividade.

 

 

Câmara coloca em consulta pública regulamento de atribuição de condecorações do município

Na mesma reunião, o executivo municipal aprovou também o projecto de regulamento de atribuição de condecorações municipais, que vai agora ser colocada em consulta publica, para ser depois submetido a votação final na Câmara e na Assembleia Municipal.

O regulamento prevê a existência de três tipos de condecoração. A chave da cidade será a condecoração mais alta, destinada apenas a casos “muito excepcionais”, disse o presidente da câmara, recordando que teria sido o caso de José Ramos-Horta, Prémio Nobel da Paz e actual Presidente de Timor Leste, que esteve em Alcácer há cerca de dois anos. As outras condecorações são a medalha de honra e a medalha de reconhecimento.

Com este regulamento, o município passará a ter também um livro de registo dos condecorados, que até agora não existia, segundo Vítor Proença.

 

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -