27 Junho 2022, Segunda-feira
- PUB -
InícioLocalAlcácer do SalTrotinetes eléctricas chegam Alcácer do Sal e Comporta já este Verão

Trotinetes eléctricas chegam Alcácer do Sal e Comporta já este Verão

Primeiro concelho do Litoral Alentejano a receber trotinetes vai fazer experiência de seis meses

 

- PUB -

Alcácer do Sal vai ter trotinetes eléctricas a funcionar na cidade e na aldeia da Comporta já este Verão, tornando-se no primeiro concelho do Litoral Alentejano a receber este género de micro transporte.

A decisão de aceitar a colocação de uma rede de trotinetes da Bolt foi aprovada na última reunião pública da Câmara Municipal, com a vereadora Ana Luísa Soares (CDU) a justificar a necessidade com a existência, na cidade de Alcácer e na Comporta, de “um peso muito elevado de deslocações de curta distância”.

O presidente da autarquia, Vítor Proença (CDU) reforçou a fundamentação argumentando que Alcácer é uma cidade “muito extensa” e com muitas subidas e descidas.

- PUB -

O PS também votou a favor da medida, com Gabriel Geraldo a considerar tratar-se de algo que “faz parte da vida moderna”. O socialista colocou a possibilidade de o limite de circulação das trotinetes chegar também à Praia da Comporta, que apesar de ser já concelho de Grândola fica muito perto dos limites do concelho de Alcácer do Sal, que, naquela zona é junto ao Museu do Arroz.

A vereadora Ana Luísa Soares (CDU) respondeu que o executivo municipal já está a tratar disso com a Câmara Municipal de Grândola e com a empresa e que “em princípio não haverá problema” para conseguir que o percurso de circulação chegue à zona da praia.

Outra questão colocada pelo PS foi a da segurança, com a vereadora a defender a realização de acções de formação, destinadas sobretudo aos jovens, para uma maior capacitação para o uso destes veículos.

- PUB -

Ana Luísa Soares vincou que a utilização das trotinetes é proibido a menores de 18 anos – razão pela qual a Escola Secundária nem foi considerada um ponto de interesse no sistema criado, complementou Vítor Proença. A autarca acrescentou que a Bolt tem prevista uma campanha de sensibilização “a seguir à Semana da Mobilidade” e que estes veículos serão objecto da atenção das forças de segurança, nomeadamente da GNR, no âmbito das suas funções de fiscalização da circulação e do trânsito.

As trotinetes devem chegar ao concelho nas próximas semanas, ainda antes do início da época balnear, sendo que o acordo com a Bolt, para já, é para uma experiencia de seis meses. A vereadora Ana Luísa Soares informou que, nas duas primeiras semanas, a utilização dos veículos vai ter custos mais reduzidos, de lançamento da actividade.

 

 

Câmara coloca em consulta pública regulamento de atribuição de condecorações do município

Na mesma reunião, o executivo municipal aprovou também o projecto de regulamento de atribuição de condecorações municipais, que vai agora ser colocada em consulta publica, para ser depois submetido a votação final na Câmara e na Assembleia Municipal.

O regulamento prevê a existência de três tipos de condecoração. A chave da cidade será a condecoração mais alta, destinada apenas a casos “muito excepcionais”, disse o presidente da câmara, recordando que teria sido o caso de José Ramos-Horta, Prémio Nobel da Paz e actual Presidente de Timor Leste, que esteve em Alcácer há cerca de dois anos. As outras condecorações são a medalha de honra e a medalha de reconhecimento.

Com este regulamento, o município passará a ter também um livro de registo dos condecorados, que até agora não existia, segundo Vítor Proença.

 

Comentários

- PUB -

Mais populares

“Queremos ser uma das maiores potências desportivas do distrito de Setúbal”

Tiago Fernandes, presidente do Juventude Sarilhense

Avó e mãe de Jéssica cantaram em programa da TVI enquanto menina estava sequestrada

Família materna da vítima marcou presença em caravana de “Uma Canção Para Ti” na véspera da morte da criança

Menina de três anos morre em caso suspeito de maus tratos pela ama

Criança apresentava ferimentos na boca e nariz e hematomas no corpo. Ama disse que tinha caído de uma cadeira no dia anterior
- PUB -