26 Junho 2022, Domingo
- PUB -
InícioLocalSinesSines inaugura daqui a pouco monumento de Vasco da Gama

Sines inaugura daqui a pouco monumento de Vasco da Gama

Trabalho é do escultor portuense Vítor Ribeiro. Cerimónia está marcada para as 11 horas

 

- PUB -

O município de Sines reforça hoje a identidade local, com a instalação de um novo monumento evocativo da figura de Vasco da Gama num dos principais pontos de entrada na cidade. A inauguração está marcada para as 11 horas e a Câmara Municipal espera contar com a presença do chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Henrique Gouveia e Melo, para apadrinhar a cerimónia.

O monumento a retratar a figura do navegador – que nasceu em Sines e que inscreveu o nome na História Universal como descobridor do caminho marítimo para a Índia – “é da autoria do escultor do Porto Vítor Ribeiro”, anunciou a autarquia. E figurará, a partir de hoje, “num dos pontos mais destacados da entrada na cidade, a rotunda de acesso à zona comercial, na A26-1”.

A implantação do novo monumento visa, de acordo com o município, “reforçar a visibilidade em espaço público da figura siniense com maior relevo na História portuguesa e universal”. A autarquia realça assim o papel do explorador na época dos Descobrimentos, que permitiu desvendar a rota por mar para a Índia e abrir “um novo capítulo nas relações comerciais e culturais à escala planetária”.

- PUB -

O monumento a inaugurar esta manhã não é, porém, único na cidade. “Vasco da Gama já está representado na paisagem urbana de Sines por uma estátua, do escultor António Luís Branco de Paiva, inaugurada em 1970 e recentemente restaurada, por ocasião do seu 50.º aniversário”, lembra a edilidade, para sublinhar ao mesmo tempo que a evocação ao histórico navegador não se ficará por aqui.

“Está também projectada a instalação de um monumento focado na viagem de descoberta do caminho marítimo para a Índia, num ponto mais interior da entrada norte da cidade.” Além disso, o Observatório do Mar, centro interpretativo da memória marítima de Sines, cuja construção está em curso nos antigos Armazéns da Ribeira, “também dedicará uma parte dos seus conteúdos à figura de Vasco da Gama”, acrescenta o município.

Filho de Estêvão da Gama, alcaide-mor de Sines, e de Isabel Sodré, Vasco da Gama nasceu provavelmente no ano de 1469 no território siniense e faleceu em 1524, no mesmo ano em que havia sido nomeado vice-rei da Índia por D. João III. Em Sines permanece a marca de Vasco da Gama “nas peças de arte urbana que o recordam, mas também nos principais monumentos, como o Castelo, a Igreja Matriz de São Salvador e a Igreja de Nossa Senhora das Salas”, salienta a autarquia, a concluir.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Avó e mãe de Jéssica cantaram em programa da TVI enquanto menina estava sequestrada

Família materna da vítima marcou presença em caravana de “Uma Canção Para Ti” na véspera da morte da criança

“Queremos ser uma das maiores potências desportivas do distrito de Setúbal”

Tiago Fernandes, presidente do Juventude Sarilhense

Menina de três anos morre em caso suspeito de maus tratos pela ama

Criança apresentava ferimentos na boca e nariz e hematomas no corpo. Ama disse que tinha caído de uma cadeira no dia anterior
- PUB -