29 Setembro 2023, Sexta-feira
- PUB -
InícioÚltimas“Este é o caminho e só assim é que o Vitória vai...

“Este é o caminho e só assim é que o Vitória vai voltar aonde nunca deveria ter saído”

Guardião “orgulhoso” por ter feito em 2021/22 o seu 100.º jogo como profissional do clube

 

- PUB -

 

O guarda-redes João Valido foi em 2021/22 uma das figuras incontornáveis do Vitória e um dos melhores da Liga 3. Em jeito de balanço, tanto a nível colectivo como individual, o jogador, de 22 anos, não esconde a tristeza por o objectivo da subida de divisão não ter sido alcançado, mas mostra-se optimista na concretização dessa meta no futuro.

“Não foi um ano perfeito, é verdade, mas não o foi para ninguém! Não foi em termos colectivos, não foi para mim individualmente, nem foi para o Vitória como instituição. Tenho, no entanto, a certeza que este é o caminho e só assim é que o Vitória vai voltar aonde nunca deveria ter saído”, escreveu nas suas redes sociais Facebook e Instagram.

- PUB -

No texto que redigiu, o guardião fez questão de destacar o facto de ter cumprido esta época o seu jogo número 100 com a camisola do clube do seu coração. “Recordando-me que o meu grande sonho de pequeno era vir um dia a jogar pela equipa profissional do Vitória e que esta temporada tive a honra de fazer o meu 100.º jogo como profissional por este enorme clube enche-me genuinamente de orgulho. Um muito obrigado a todos que fizerem parte deste grupo de trabalho”.

João Valido destacou a forte concorrência que o Vitória teve na prova. “E assim termina a época desportiva ‪2021-2022. Mais uma vez estivemos quase lá, mas ainda não deu. Foi um campeonato bastante complicado, devido ao elevado nível competitivo desta competição, onde se pôde verificar a existência de muita qualidade espalhada pelos mais diversos clubes em Portugal”.

O guarda-redes formado na ‘cantera’ sadina fez questão de sublinhar as mudanças que foram feitas ao nível da gestão e organização do clube, que proporcionaram boas condições de trabalho ao plantel. “Este ano encontrámos um Vitória diferente, um Vitória com um rumo bem definido e um Vitória com uma enorme ambição de voltar ao seu lugar por direito”, afirmou.

- PUB -

João Valido viveu por dentro todas as semanas de trabalho que o plantel fez desde a pré-época até ao final da Liga 3. A forma como todos sem excepção deram o seu máximo em prol do clube é vincada pelo guardião. “Fizemos de tudo para cumprir o nosso objectivo, mas o futebol é mesmo assim, não deu, mas vai dar”, vaticina o atleta que foi titular em 29 partidas em 2021/22 (27 no campeonato e duas na Taça de Portugal).

Ainda sobre os seus colegas de equipa e todos os membros da equipa técnica, médica e ‘staff’, o número 1 dos vitorianos é peremptório. “Uma época que se fez valer muito pela qualidade dos treinos, onde sempre esteve presente o profissionalismo, a amizade, a lealdade e o nosso compromisso em querer ser cada vez melhor… e trabalhando assim, tudo se torna mais fácil”, refere.

Titular da baliza do Vitória FC em 27 dos 28 encontros oficiais de 2021/22, João Valido foi de longe o elemento do plantel com mais minutos cumpridos (2430 só na Liga 3). O número de partidas realizadas pelo guarda-redes na presente época contribuiu para que a fasquia dos 100 jogos com a camisola verde e branca tivesse sido atingida no passado mês de Abril na visita ao reduto do U. Leiria..

Recorde-se que para assinalar o feito da centena de jogos, o guardião, que só por uma vez não foi o dono da baliza esta época por ter testado positivo à Covid-19 (o colega Josué Duverger assumiu a titularidade), recebeu a 16 de Abril, das mãos do presidente da direcção Carlos Silva, antes do confronto com a Oliveirense, uma camisola estampada com o número 100, registo que tinha atingido na semana anterior quando os sadinos visitaram a cidade do Lis.

Apesar do desfecho desfavorável no Estádio do Bonfim, com o conjunto de Oliveira de Azeméis (derrota por 1-3), João Valido fez questão de partilhar o seu sentimento depois de ser presenteado pelo clube pelos seus 100 jogos. “Um orgulho tremendo nesta marca alcançada, mas também uma enorme responsabilidade! Um muito obrigado a todos que têm contribuído para a realização deste sonho”, escreveu no Facebook e Instagram.

 

Guarda-redes integra equipa do ano

 

Sem surpresa, o guardião, de 22 anos, integra a equipa do ano da Liga 3. A distinção é atribuída pelo Campeonato das Oportunidades, página de Facebook gerido pelo zerozero, que viu os seus utilizadores elegerem João Valido como o melhor jogador na sua posição. A contribuir de forma clara para a eleição estiveram seguramente as estatísticas divulgadas semana após semana pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Na baliza, nenhum jogador foi tão influente e fez tantas defesas e superdefesas como João Valido, segundo o ranking elaborado pela FPF. Este facto atesta a presença do guarda-redes em todas as escolhas da época que foram elaboradas. De forma unânime, o vitoriano João Valido foi considerado o melhor guarda-redes da Liga 3.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Burros vagueiam por Setúbal há vários dias. Autoridades sem resposta

Animais circulam livremente pelas ruas. Um cavalo já foi colhido pelo comboio

Menina de 14 anos está desaparecida em Setúbal

Desaparecimento já foi participado à GNR. Jovem foi vista pela última vez junto à Escola D. João II

Setúbal no doutoramento de Diogo Ferreira

Tese do historiador sadino foi obteve a classificação máxima 
- PUB -