27 Junho 2022, Segunda-feira
- PUB -
InícioLocalSinesAssociação Empresarial de Sines e Porto de Luanda assinam parceria para formação...

Associação Empresarial de Sines e Porto de Luanda assinam parceria para formação e intercâmbio

O protocolo pretende tirar partido do ‘know-how’ existente nas empresas de Sines e no tecido empresarial de base portuária de Luanda

- PUB -

A Associação Empresarial de Sines e o Porto de Luanda, em Angola, iniciaram uma parceria na área da formação, do intercâmbio de conhecimento e experiência no domínio portuário, foi hoje divulgado.

De acordo com a Associação Empresarial de Sines (AES), em comunicado, a parceria prevê ainda “a partilha de informações sobre o sector marítimo portuário, assessoria técnica nos processos de auditorias aos sistemas de segurança, ambiente e no domínio das certificações internacionais”.

O protocolo foi assinado na passada sexta-feira, no Porto de Sines, pelo presidente do conselho de administração do Porto de Luanda, Alberto Bengue, e pelo presidente da AES, Hugo Ferreira.

- PUB -

Na cerimónia, o presidente do conselho de administração do Porto de Luanda, Alberto Bengue, assumiu a importância deste acordo e vincou “a necessidade da sua implementação” nas áreas da segurança e ambiente, mas também as áreas técnicas portuárias”.

Já o presidente da AES, Hugo Ferreira, citado no comunicado, aludiu aos “grandes investimentos anunciados para Sines, na ordem dos 17 mil milhões de euros” e defendeu “a necessidade de atracção de mão-de-obra especializada”, além da “criação de alojamento” que, no seu entender, “escasseia em Sines”.

Salientou ainda “a grande experiência” de Angola no sector do petróleo e gás, considerando este factor “uma mais-valia para Sines”, numa altura “em que se discute, a nível internacional, a possibilidade de aumentar o terminal de Gás e tornar Sines a [porta de] entrada de gás para a Europa, devido aos conflitos no Leste europeu”.

- PUB -

O responsável garantiu igualmente “o empenho dos mais de 300 associados da AES” nesta “troca de experiência” entre Sines e Angola, que resultará “no engrandecimento das comunidades portuárias lusófonas”.

Também o presidente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), José Luís Cacho, frisou a importância deste acordo e garantiu o empenho da Autoridade Portuária de Sines na concretização dos objectivos, refere a mesma nota.

Este protocolo pretende ainda tirar partido do ‘know-how’ existente nas empresas de Sines e no tecido empresarial de base portuária de Luanda, enquadrado no espírito de cooperação criado pela Associação dos Portos de Língua Oficial Portuguesa (APLOP).

HYN / Lusa

Comentários

- PUB -

Mais populares

“Queremos ser uma das maiores potências desportivas do distrito de Setúbal”

Tiago Fernandes, presidente do Juventude Sarilhense

Avó e mãe de Jéssica cantaram em programa da TVI enquanto menina estava sequestrada

Família materna da vítima marcou presença em caravana de “Uma Canção Para Ti” na véspera da morte da criança

Menina de três anos morre em caso suspeito de maus tratos pela ama

Criança apresentava ferimentos na boca e nariz e hematomas no corpo. Ama disse que tinha caído de uma cadeira no dia anterior
- PUB -