29 Setembro 2023, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalMais de três centenas de vinhos vieram a Setúbal dar-se à prova...

Mais de três centenas de vinhos vieram a Setúbal dar-se à prova para se afirmarem como o melhor

“Haverá grandes medalhas de ouro, o que significa que há grandes vinhos a concurso, disse André Martins

- PUB -

Setúbal foi anfitriã do II Concurso Cidades dos Vinhos e, entre sexta-feira e domingo, a mostra “Setúbal à prova”, recebeu em competição três centenas e meia de vinhos de 151 produtores, em representação de 55 municípios e 12 regiões vitivinícolas.

O concurso realizou-se ontem, à porta fechada, na Escola de Hotelaria e Turismo da cidade, e os melhores vinhos nacionais analisados pelo júri serão conhecidos em breve.

“Termos esta possibilidade de organizar aqui uma mostra de vinhos a nível nacional com 350 participações é um grande orgulho para o município”, disse o presidente da Câmara de Setúbal, André Martins, depois de ter visitado vários expositores da mostra de vinhos e produtos regionais.

- PUB -

O autarca destacou ainda que “Setúbal é hoje um centro de turismo de referência porque tem sabido aproveitar os produtos tradicionais, a sua recuperação, as novidades, a criatividade”, e considerou que o concurso é uma forma de promover o vinho em termos nacionais “e, particularmente”, os da região da Península de Setúbal.

Com a primeira edição deste Concurso de Vinhos a realizar-se em Lagoa, Algarve, André Martins manifestou ser com um “orgulho muito grande que Setúbal tenha sido escolhida, entre tantos municípios produtores de vinhos” para acolher esta mostra e prova de vinhos. E, ainda ontem, revelava: “Pelas informações que tenho, haverá grandes medalhas de ouro, o que significa que há grandes vinhos a concurso e temos de estar todos muito satisfeitos por isso”.

O II Concurso Cidades do Vinho contou com um júri de 35 especialistas e foi presidido por António Ventura, enólogo com 40 anos de experiência, eleito Personalidade do Ano do Vinho de 2022 pela Revista de Vinhos.

- PUB -

Organizado numa parceria entre a Associação de Municípios Portugueses do Vinho, a Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal, a Câmara Municipal de Setúbal e a Escola de Hotelaria e Turismo, o concurso conta com o alto patrocínio da Presidência da República e o apoio institucional do Ministério da Agricultura.

À organização do II Concurso Cidades do Vinho também foram apresentadas as candidaturas dos municípios de Borba, Pinhel e de Peso da Régua. Segundo José Arruda, secretário-geral da Associação de Municípios Portugueses do Vinho, Setúbal foi escolhida para esta edição por a Península de Setúbal ser “uma das regiões com maior presença nos concursos de vinhos a nível nacional e europeu”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Burros vagueiam por Setúbal há vários dias. Autoridades sem resposta

Animais circulam livremente pelas ruas. Um cavalo já foi colhido pelo comboio

Menina de 14 anos está desaparecida em Setúbal

Desaparecimento já foi participado à GNR. Jovem foi vista pela última vez junto à Escola D. João II

Setúbal no doutoramento de Diogo Ferreira

Tese do historiador sadino foi obteve a classificação máxima 
- PUB -