19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalMais de três centenas de vinhos vieram a Setúbal dar-se à prova...

Mais de três centenas de vinhos vieram a Setúbal dar-se à prova para se afirmarem como o melhor

“Haverá grandes medalhas de ouro, o que significa que há grandes vinhos a concurso, disse André Martins

- PUB -

Setúbal foi anfitriã do II Concurso Cidades dos Vinhos e, entre sexta-feira e domingo, a mostra “Setúbal à prova”, recebeu em competição três centenas e meia de vinhos de 151 produtores, em representação de 55 municípios e 12 regiões vitivinícolas.

O concurso realizou-se ontem, à porta fechada, na Escola de Hotelaria e Turismo da cidade, e os melhores vinhos nacionais analisados pelo júri serão conhecidos em breve.

“Termos esta possibilidade de organizar aqui uma mostra de vinhos a nível nacional com 350 participações é um grande orgulho para o município”, disse o presidente da Câmara de Setúbal, André Martins, depois de ter visitado vários expositores da mostra de vinhos e produtos regionais.

- PUB -

O autarca destacou ainda que “Setúbal é hoje um centro de turismo de referência porque tem sabido aproveitar os produtos tradicionais, a sua recuperação, as novidades, a criatividade”, e considerou que o concurso é uma forma de promover o vinho em termos nacionais “e, particularmente”, os da região da Península de Setúbal.

Com a primeira edição deste Concurso de Vinhos a realizar-se em Lagoa, Algarve, André Martins manifestou ser com um “orgulho muito grande que Setúbal tenha sido escolhida, entre tantos municípios produtores de vinhos” para acolher esta mostra e prova de vinhos. E, ainda ontem, revelava: “Pelas informações que tenho, haverá grandes medalhas de ouro, o que significa que há grandes vinhos a concurso e temos de estar todos muito satisfeitos por isso”.

O II Concurso Cidades do Vinho contou com um júri de 35 especialistas e foi presidido por António Ventura, enólogo com 40 anos de experiência, eleito Personalidade do Ano do Vinho de 2022 pela Revista de Vinhos.

- PUB -

Organizado numa parceria entre a Associação de Municípios Portugueses do Vinho, a Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal, a Câmara Municipal de Setúbal e a Escola de Hotelaria e Turismo, o concurso conta com o alto patrocínio da Presidência da República e o apoio institucional do Ministério da Agricultura.

À organização do II Concurso Cidades do Vinho também foram apresentadas as candidaturas dos municípios de Borba, Pinhel e de Peso da Régua. Segundo José Arruda, secretário-geral da Associação de Municípios Portugueses do Vinho, Setúbal foi escolhida para esta edição por a Península de Setúbal ser “uma das regiões com maior presença nos concursos de vinhos a nível nacional e europeu”.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Autoridades suspeitam ter encontrado corpo de mariscador desaparecido em Montijo

Cadáver foi descoberto a flutuar no Tejo, em frente ao Terreiro do Paço
- PUB -