19 Maio 2022, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalAlcocheteUm fim-de-semana a celebrar a língua portuguesa em Alcochete

Um fim-de-semana a celebrar a língua portuguesa em Alcochete

Oficinas, narração oral, música e encontro com escritores. É mais uma edição do “À Volta da Língua

- PUB -

A Biblioteca de Alcochete recebe novamente a festa da língua portuguesa, é este fim-de-semana, 7 e 8 de Maio, e tem previsto no programa oficinas, narração oral, música e encontro com escritores. É mais uma edição do “À Volta da Língua”.

Com início a 7 de Maio, pelas 10h00, decorre uma Oficina de construção de livro Pop-up e Kirigami, promovida pela Alfarroba Edições. Dirigida às crianças entre os 5 e os 12 anos, nesta oficina vão desenvolver-se histórias que saltam do livro, dobrando papel, colando e recortando folhas coloridas. No fim, quando o livro for aberto, as personagens farão POP e há uma nova história para ser contada!

Ainda no sábado, pelas 15h30, acontece a iniciativa “Quando a história se transforma em livro”, um encontro interativo de leitura e sessão de contos com as autoras Andreia Salgueiro, Isabel Peixeiro e Joana Barata.

- PUB -

O primeiro dia do “À Volta da Língua” conta também com uma sessão de narração oral, pelas 21h00, em que a contadora de histórias Lanna Guedes é a protagonista do espectáculo “Um olho aberto e outro fechado: Eu, meus medos e meus lobos”, uma acção de degustação de histórias que tem o desejo de fortalecer espaços de trocas e valorizar pesquisas no campo da arte de contar histórias no feminino.

Segundo a autarquia, o ponto alto do programa é, exatamente, o Encontro com Escritores a 8 de Maio, a partir das 15h30. Este ano a debater a importância da língua portuguesa, como é escrever em português e a contar um pouco mais dos seus percursos literários vão estar Bruno Vieira do Amaral, Isabel Lucas, Afonso Reis Cabral e Ana Margarida Matos. A moderadora volta a ser Ana Daniela Soares, do programa “Todas as Palavras” da RTP.

Após o Encontro com Escritores, às 17h30, a 8 de Maio, há música com o projecto Lost in Translation, de André Carvalho (contrabaixo), André Matos (guitarra) e José Soares (saxofone), que junta música, improvisação e palavras únicas de mais de 10 línguas de todo o mundo.

- PUB -

O “À Volta da Língua”, que assinalou ontem, 5 de Maio, o Dia Mundial da Língua Portuguesa, é promovido pela Câmara Municipal de Alcochete em parceria com as editoras Alfarroba, Chili com Carne, Quetzal e Companhia das Letras. Os eventos são de entrada gratuita.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Igor Khashin e Yulia Khashina: “O nosso trabalho de 20 anos foi destruído num dia”

Casal russo que está no centro da polémica com o acolhimento de refugiados ucranianos em Setúbal responde a todas as perguntas

“A Judiciária que investigue, não temos nada a esconder”

Igor Khashin e Yulia Khashina falam pela primeira vez após o inicio da polémica

Matias Damásio a abrir com The Gift pelo meio e Dulce Pontes a fechar as Festas de São Pedro

Calendário das três actuações está definido. Depois de dois anos de interregno, a tradição volta a ser o que era
- PUB -