29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSesimbraSecretária de Estado das Pescas assinala abertura da época da sardinha em...

Secretária de Estado das Pescas assinala abertura da época da sardinha em Sesimbra

Este ano o limite nacional de descargas para a arte do cerco é de 29 mil e 400 toneladas

 

- PUB -

A secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, esteve em Sesimbra esta segunda-feira para assinalar a abertura da época da pesca à sardinha, numa visita que tem vindo a ser habitual.

O momento teve início no Largo da Marinha, local emblemático para a comunidade piscatória sesimbrense, e de seguida o presidente da Câmara Municipal, representantes de estruturas ligadas ao mar e armadores da pesca do cerco rumaram ao Porto de Abrigo para assistir à saída das traineiras para a faina.

A sardinha é uma das principais espécies capturadas pela frota de pesca de Sesimbra, pelo que desempenha uma grande importância para a actividade das embarcações de pesca do cerco.

- PUB -

Em 2021, esta espécie, que tem este ano mais quotas face ao ano anterior, representou perto de 10 por cento do total de capturas da pesca em Sesimbra e mais de 2,6 milhões de euros.

Este ano, o limite de descargas de sardinha para a arte do cerco, a nível nacional, é de 29 mil e 400 toneladas, como definido no despacho n.º 5126-A/2022, publicado no dia 29 de Abril.

Sesimbra celebra hoje o seu feriado municipal

- PUB -

Em homenagem ao Senhor das Chagas, padroeiro dos pescadores sesimbrenses, Sesimbra comemora hoje o seu feriado municipal, data em que se realiza também a cerimónia de condecoração de personalidades e entidades que se têm destacado pelo seu trabalho em prol da comunidade e do município. De volta ao formato presencial, o encontro será no Cineteatro Municipal João Mota, às 11h00, e serão agraciados Odete Graça, presidente da Assembleia Municipal durante os últimos mandatos, os Serviços Sociais do Pessoal da Câmara Municipal, o Agrupamento de Escuteiros 350 de Santana e o Grupo Desportivo União da Azoia.

No próximo dia 8, é lançada mais uma edição do festival gastronómico “Sesimbra é peixe”, que conta com a participação de mais de duas dezenas de restaurantes de todo o concelho.

As comemorações do Dia do Pescador, a 31 de Maio, começam a 28, com as Jornadas de Estórias do Mar, e continuam no próprio dia 31, com destaque para a entrega de distinções às individualidades da comunidade piscatória, pelas 15h00, no Cineteatro Municipal João Mota.

Será ainda celebrada, pelas 10h00, missa na Capela da Misericórdia, deslocação das placas em memória dos pescadores falecidos nos naufrágios do Monte Santiago e Menino de Deus e de todos os pescadores desaparecidos no mar, com colocação de coroa de flores no Monumento aos Pescadores a encerrar as comemorações pelas 17h00.

Neste dia, a Associação de Armadores de Pesca Artesanal e Local do Centro e Sul colocará uma placa em homenagem a António Pila, pescador, armador e dirigente associativo, junto à sede da associação, no Porto de Pesca de Sesimbra.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -