26 Junho 2022, Domingo
- PUB -
InícioLocalSetúbalOposição propõe passe gratuito para levar população do concelho às praias

Oposição propõe passe gratuito para levar população do concelho às praias

A recomendação do título de transporte gratuito foi aprovada na Assembleia Municipal. CDU está contra

- PUB -

 

Os deputados socialistas na Assembleia Municipal de Setúbal defendem a criação de um Passe Municipal Gratuito de Acesso às Praias da Arrábida, durante a época balnear para todos os residentes no concelho sadino. A recomendação a enviar à Câmara Municipal foi apresentada e aprovada na reunião de 29 de Abril da Assembleia.

O documento para a criação deste título de transporte foi apresentado pela bancada socialista, e aprovado com os votos a favor dos 21 deputados eleitos pela oposição, tendo contra os votos dos dez deputados da CDU e dos cinco presidentes das juntas de freguesia do concelho, todos eleitos pela força comunista, dá a saber nota de Imprensa do PS de Setúbal.

- PUB -

O acesso às praias da Arrábida no período de Verão é, desde os últimos anos (2017), uma das dores de cabe[1]ça para a Câmara de Setúbal, com as decisões que têm sido avançadas pela maioria CDU a não gerarem o acordo dos socialistas e também a levanta[1]rem reticências do PSD.

A maioria que governa o município tem optado pela colocação de cance[1]las na zona da Figueirinha, impedido o acesso de veículos particulares às praias da Arrábida, portanto, apenas passam veículos e emergência.

O designado plano “Arrábida sem Carros e em Segurança” que não foi bem recebido pela oposição em 2021, voltou a ser contestado este ano com o PS a votar contra na Câmara Municipal na reunião de meados de Abril, e o PSD a abster-se. Agora, na última Assembleia Municipal, foi colocada sobre a mesa a criação de passes gratuitos para acesso às praias, mais ainda quando o estacionamento da Secil não vai estar este ano aberto, devido a obras no parque da fábrica.

- PUB -

Já o ano passado, os socialistas defendiam uma solução de acesso às praias que tivesse especial atenção os moradores do concelho. “Uma medida de discriminação positiva para os residentes em Setúbal”, dizia na altura o então vereador socialista Paulo Lopes.

“O PS Setúbal, desde o início, manifestou-se contra a colocação de cancelas, considerando que esta é a solução fácil, mas extremista, e que revela a ausência de uma verdadeira estratégia de mobilidade para o concelho capaz de responder e satisfazer as necessidades dos setubalenses e de quem nos visita”.

Para os socialistas, este ano com o parque de estacionamento da Secil indisponível, vai “perder-se um número bastante significativo de lugares de estacionamento, [180 lugares] deixando, portanto, de existir um dos principais parques de retaguarda, sem que o executivo municipal tenha procurado encontrar qualquer solução para colmatar esta perda”.

Em nota de Imprensa, referem ainda que a “indisponibilidade do parque da Secil para estacionamento é absolutamente relevante tendo em consideração a sua capacidade de estacionamento e elevada procura e ocupação durante a época balnear”. 

Secil pondera nova solução para estacionamento

Entretanto, O SETUBALENSE sabe que a administração da Secil está a procurar espaços para ajudar na solução de estacionamento, o que deverá ser revelado brevemente. Uma das hipóteses que está a ser ponderada é a utilização do parque de camiões, mas não é opção ainda dada como certa.

Outra questão é “o custo do bilhete individual de autocarro entre o parque de estacionamento da Secil e a Praia da Figueirinha que era substancialmente inferior ao custo do bilhete para o percurso entre Setúbal e a Praia da Figueirinha”.

Ainda em matéria de custos, o documento socialista aponta que o acesso às Praias de Tróia implica “avultados preços dos bilhetes e do passe mensal do transporte fluvial entre as duas margens do Sado”, pelo que a população se vê “cada vez mais privada do acesso e pleno usufruto das praias da Arrábida, sobretudo desde 2017, com a adopção do Programa Arrábida sem Carros pela autarquia”.

É perante todo este quadro que é proposto pela bancada do PS a criação de um Passe Municipal Gratuito, para acesso às praias da Arrábida durante a época balnear “para os residentes no concelho de Setúbal”. Um passe que “faz todo o sentido e é uma medida de elementar justeza” para com os setubalenses e azeitonenses”. Entretanto, em anterior reunião de Câmara, Rita Carvalho (CDU), vereadora com o pelouro da Mobilidade, avançou que os transportes públicos para as praias vão ser reforçados.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Avó e mãe de Jéssica cantaram em programa da TVI enquanto menina estava sequestrada

Família materna da vítima marcou presença em caravana de “Uma Canção Para Ti” na véspera da morte da criança

“Queremos ser uma das maiores potências desportivas do distrito de Setúbal”

Tiago Fernandes, presidente do Juventude Sarilhense

Menina de três anos morre em caso suspeito de maus tratos pela ama

Criança apresentava ferimentos na boca e nariz e hematomas no corpo. Ama disse que tinha caído de uma cadeira no dia anterior
- PUB -