25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalVinte nomes maiores da música nacional em destaque nas comemorações do dia...

Vinte nomes maiores da música nacional em destaque nas comemorações do dia da liberdade no distrito

Dino D’Santiago, Diogo Piçarra, Carminho, HMB, Miguel Gameiro, The Gift, Paulo de Carvalho, Jorge Palma e Carlão são alguns dos artistas que vão actuar na região

 

- PUB -

De uma ponta a outra do Distrito de Setúbal, o 48.º aniversário da revolução dos cravos vai ser assinalado com inúmeras actividades, culturais, desportivas e recreativas para todos os públicos, onde se integram também os espectáculos de fogo-de-artifício e inaugurações de equipamentos. Mas são os concertos, entre 22 e 25 de Abril, que marcam a diferença. Cerca de 20 nomes maiores do panorama artístico nacional, e não só, vão passar pela região.

Dino D’Santiago, Golosa La Orquesta, Diogo Piçarra, Mafalda Veiga, e Fardo Vadio são as propostas que integram as comemorações no Litoral Alentejano. E pela Península de Setúbal vão cantar Carminho, HMB, Miguel Gameiro, The Gift, António Zambujo, Ricardo Ribeiro, Paulo de Carvalho, Jorge Palma, Agir, Julinho KSD, Carlão, Ana Bacalhau e Cais Sodré Funk Connection.

 Alcácer do Sal

- PUB -

A Praça Pedro Nunes, em Alcácer do Sal, vai ser o local de duas actuações artísticas e de um espectáculo piromusical. Na noite de 24 de Abril, pelas 22 horas, sobe ao palco o grupo alcacerense Fardo Vadio, para uma actuação que irá contar com as participações especiais da Banda da Sociedade Filarmónica Progresso Matos Galamba (Pazôa) e do Grupo Coral do Torrão. Um espectáculo piromusical de fogo-de-artifício, à meia-noite, antecede a actuação de Crazypapi com as suas misturas musicais.

 Alcochete

Um concerto com Miguel Gameiro, da antiga banda Pólo Norte, é o prato forte dos festejos de Abril em Alcochete. O espectáculo, agendado para as 22 horas de dia 24, vai ter lugar no Largo de São João (caso as condições climatéricas não o permitam, a actuação será realizada no Fórum Cultural). Para 25, estão programados jogos tradicionais, actividades lúdicas e demonstrações desportivas em diversos pontos do concelho. A peça de teatro “Dona Rosa e os 25 Cravos” marca o encerramento das comemorações, dia 30, no Fórum Cultural de Alcochete.

- PUB -

 Almada

Também no dia 24, mas em Almada, o programa das comemorações apresenta três dos momentos mais aguardados. Na Praça da Liberdade, no centro da cidade, pelas 22h00, sobe ao palco Carminho. Após a actuação da cantora, realiza-se um espectáculo de fogo-de-artifício. Logo de seguida entra em acção a banda de soul e funk HMB, que substitui na programação os Capitão Fausto impedidos de actuar por motivos de doença. Destaca-se também a exposição “No vazio do abandono”, uma mostra do arquitecto Francisco Keil do Amaral, no icónico edifício da EDP, na Rua Bernardo Francisco da Costa.

 Barreiro

A banda The Gift é cabeça-de-cartaz das celebrações no concelho do Barreiro. A actuação está marcada para o próximo domingo, 24, a partir das 22 horas, e vai realizar-se no Parque da Cidade. Antecede a prestação do grupo, pelas 20 horas, a realização do Desfile da Liberdade entre a Avenida Santa Maria e o Parque da Cidade. Após o concerto dos The Gift, a animação musical prossegue com Cantigas da Rua, na tenda do Parque da Cidade. Para 25, ainda no Parque da Cidade, têm lugar pela manhã várias actividades, como demonstrações de desportos de combate, dança e xadrez.

 Grândola

Dino D’ Santiago e Golosa La Orquesta, banda internacional oriunda do Chile, são as duas apostas para a noite de 24 em Grândola. A Festa da Liberdade na terra da fraternidade, nesse dia, arranca porém mais cedo, logo pelas 20h15, no Parque de Feiras e Exposições com a actuação do Grupeto do Coreto. Está ainda prevista a realização da Corrida da Liberdade, uma arruada da Banda da Sociedade Musical Fraternidade Operária de Grândola e um espectáculo de fogo-de-artifício.

 Moita

A Praça de Toiros Daniel do Nascimento, na Moita, recebe no domingo pelas 22h30 um concerto de António Zambujo. E outro dos destaques dos festejos da revolução dos cravos acontece no próprio dia 25 com a Festa da Liberdade a ter lugar, a partir das 9 horas, na Praça da República. No dia 30 actua a Orquestra Baía – Associação Cultural e Musical, no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo (a entrada neste espectáculo custa 5,91€).

 Montijo

Na cidade montijense, o principal destaque das comemorações acontece já amanhã, a partir das 21h30. O fadista Ricardo Ribeiro apresenta-se no palco do Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida, acompanhado por um trio ligado à música jazz e étnica, com um tributo a Zeca Afonso. Para domingo, 24, também integrada nas comemorações, está a inauguração do Campo Municipal do Afonsoeiro, pelas 15h00. No dia 25, segunda-feira, cumpre-se a VIII Corrida e Caminhada da Liberdade (9h30).

 Palmela

Paulo de Carvalho e Jorge Palma são os nomes fortes da programação de Abril em Palmela. Paulo de Carvalho actua hoje, 22, na Sociedade de Instrução Musical, na Quinta do Anjo, e Jorge Palma sobe ao palco do Cine-Teatro São João no dia 25. Ambas as actuações estão agendadas para as 21h30. Destaca-se também o espectáculo “100 Vozes pela Liberdade”, com o Coro Participativo e a Orquestra da Sociedade Filarmónica União Agrícola, na Praça da Independência no Pinhal Novo, no dia 24, e no Cine-Teatro São João, em Palmela, no dia 30, pelas 21h30.

 Santiago do Cacém

O Parque Verde da Quinta do Chafariz, em Santiago do Cacém, recebe no próximo domingo o principal espectáculo das comemorações de Abril no concelho: em palco, a partir das 21h30, vai estar Diogo Piçarra. Um dia antes, no Auditório Municipal António Chainho, à mesma hora, é exibido o filme “Salgueiro Maia: o implicado”. E na segunda-feira, 25, pela manhã, a cerimónia do hastear da bandeira frente ao edifício da Câmara Municipal vai contar com a participação da fanfarra dos Bombeiros Mistos de Santiago do Cacém e da Banda da Sociedade Recreativa Filarmónica União Artística.

 Seixal

O cantor Agir (e convidados) vai animar a noite de 24 no Parque da Quinta dos Franceses, no Seixal. O espectáculo inicia-se às 22 horas. À meia-noite haverá fogo-de-artifício sobre a baía e, de seguida, actua Julinho KSD. Do programa destaca-se também duas inaugurações a 30 de Abril: a do Parque Urbano da Quinta das Laranjeiras, em Fernão Ferro, e do Jardim-de-Infância de Paio Pires, da Escola Básica da referida freguesia. Ainda a 30 de Abril, destaque para um espectáculo que em simultâneo assinala o Dia Internacional do Jazz: Carmen Souza apresenta o espectáculo The Silver Messengers – homenagem a Horace Silver.

 Sesimbra

Em Sesimbra destacam-se os espectáculos com Ana Bacalhau e os Cais Sodré Funk Connection. A primeira, que deu voz ao projecto Deolinda, actua no domingo, 24, a partir das 22 horas, no recinto da Festa das Chagas, localizado na Avenida da Liberdade, Sesimbra; e o grupo apresenta-se em palco na segunda-feira, 25, no Parque da Vila, em Quinta do Conde, a partir das 18 horas. Neste último dia, destaca-se também uma competição do Campeonato Nacional de Aeromodelismo, entre as 9 e as 17 horas, no Parque da Várzea,Quinta do Conde, e o espectáculo Santia Canta Abril, pelas 16 horas, no recinto da Festa das Chagas, com o Grupo Coral de Sesimbra, entre outros.

 Setúbal

Carlão é o principal destaque das comemorações em Setúbal. O cantor actua no dia 24, a partir das 21h30, na Praça do Bocage. Nesta noite haverá desfile até à Doca dos Pescadores com os Dixit Band, fogo-de-artifício e, a abrir a madrugada de 25, as actuações dos DJ Monhique e Varatojo. Já amanhã, pelas 21 horas, sobem ao palco do Fórum Luísa Todi Francisco Fanhais e João Afonso com a Banda da SMFOG.

Na segunda-feira, 25, destaque para a Festa de Abril que arranca pelas 11 horas no Jardim Grito dos Pescadores, com animação, ateliers para crianças e momentos musicais. E para o concerto, pelas 11h30, da Banda Capricho Setubalense, na Praça do Bocage. À noite, a partir das 21 horas, outro dos momentos aguardados: a actuação dos HMB no Mercado Mensal de Azeitão. Haverá ainda fogo-de-artifício a fechar a noite. Antes, pelas 17 horas, será inaugurada a ciclovia que liga Vendas a Vila Fresca de Azeitão.

 Sines

As comemorações dos 48 anos do 25 de Abril em Sines destacam-se com a “Noite da Liberdade” programada para domingo, 24, a partir das 22h30, no castelo. A iniciativa engloba o concerto da cantautora Mafalda Veiga e um espectáculo de fogo-de-artifício. Antes, a partir das 15 horas, também no castelo, destaca-se a comemoração de mais um aniversário da Escola das Artes do Alentejo Litoral, que vai apresentar em concerto as suas orquestras.

Sessões solenes evocativas da data em apenas nove municípios

As sessões solenes evocativas da histórica data e promovidas pelas assembleias municipais, no próprio dia 25, são tradição em nove dos 13 concelhos do distrito. Os momentos contemplam intervenções dos respectivos presidentes da câmara e da assembleia municipal, bem como de eleitos das forças políticas representadas neste último órgão. O ritual não é cumprido dessa forma em dois municípios do Litoral Alentejano e em outros tantos da Península de Setúbal: Alcácer do Sal, Santiago do Cacém, Seixal e Sesimbra.

Nos dois concelhos alentejanos a tradição passa pelo hastear da bandeira nos Paços do Concelho, num momento abrilhantado pelas bandas filarmónicas e com a participação da população. No Seixal, realiza-se uma saudação ao poder local democrático nos Serviços Centrais da Câmara Municipal e uma homenagem à data. E em Sesimbra o programa é preenchido com várias actividades.

Dos nove municípios onde se cumpre o acto solene, apenas em dois (Alcochete e Barreiro) é que as cerimónias têm lugar durante a tarde. Nos restantes sete, as sessões vão realizar-se durante a manhã.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -