18 Maio 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSinesNova lancha de pilotos reforça capacidade operacional do Porto de Sines

Nova lancha de pilotos reforça capacidade operacional do Porto de Sines

A embarcação chegou ontem e está equipada com capacidade de comunicação e navegação de primeira linha

- PUB -

O efectivo do Porto de Sines acabou de ser reforçado com uma lancha de pilotos. A “Comandante Celso Madeira”, modelo “Interceptor 48” da Safehavenmarine vem permitir à administração portuária “reforçar a capacidade operacional e dar resposta ao crescimento que se tem registado nos últimos anos em Sines”, refere nota de Imprensa da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS).

Com 14,9 metros de comprimento, a lancha tem de boca 4,4 metros, calado de 1,3 metros, deslocando 18,8 toneladas, tem a propulsão assegurada por motores Volvo e dois hélices de 4 pás, com uma velocidade operacional de 25 nós. O tanque de combustível tem uma capacidade de 1 800 litros e o da aguada de 110 litros.

Segundo comunicação do porto, a embarcação que chegou ontem, dia 20, ao efectivo, dispõe de um “conjunto generoso de equipamentos de comunicações e de navegação, incluindo radar, sonda, GPS e ECDIS”.

- PUB -

Por sua vez o casco “está protegido com defensas em toda a volta e preparado para os impactos que podem ocorrer em condições de mau tempo, quando das atracações para transferência de pilotos”.

Outra característica da lancha é dispor de “equipamentos de segurança adicionais, nomeadamente para o resgate de náufragos, em que se destaca a plataforma hidráulica de recolha à popa e Jason Cradle”.

A nova lancha tem por madrinha a Delegada de Saúde de Sines e responsável pela Sanidade Marítima, Fernanda Santos, isto em homenagem e reconhecimento ao empenho dos profissionais de saúde no contexto da pandemia.

- PUB -

A cerimónia contou ainda com a presença do secretário de Estado das Infra-estruturas, Hugo Mendes, o presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas, e representantes da comunidade portuária.

No mesmo dia decorreu uma reunião entre o secretário de Estado das Infra-estruturas e o conselho de Administração da APS, tendo o governante visitado as obras de expansão do Terminal de Contentores de Sines (Terminal XXI) da responsabilidade da PSA Sines – concessionária do Terminal -, bem como os trabalhos referentes à extensão do Molhe Leste, da responsabilidade da autoridade portuária, que irão dotar o Porto de Sines de uma capacidade total de 4.1 milhões de TEU.

 

 

Comentários

- PUB -

Mais populares

Igor Khashin e Yulia Khashina: “O nosso trabalho de 20 anos foi destruído num dia”

Casal russo que está no centro da polémica com o acolhimento de refugiados ucranianos em Setúbal responde a todas as perguntas

“A Judiciária que investigue, não temos nada a esconder”

Igor Khashin e Yulia Khashina falam pela primeira vez após o inicio da polémica

Matias Damásio a abrir com The Gift pelo meio e Dulce Pontes a fechar as Festas de São Pedro

Calendário das três actuações está definido. Depois de dois anos de interregno, a tradição volta a ser o que era
- PUB -