26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioÚltimasPorto de Setúbal preparado para movimentar cargas associadas à refinaria de lítio

Porto de Setúbal preparado para movimentar cargas associadas à refinaria de lítio

Administração portuária diz que valor adicional, que se prevê superar as 500 mil toneladas por ano, não coloca problemas logísticos

 

- PUB -

A Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) garante que o Porto sadino está preparado para “o volume de carga adicional trazido pela actividade” da nova unidade avançada de conversão de lítio, a instalar no Parque Industrial Sapec Bay, na Mitrena.

“O Porto de Setúbal, após a realização dos investimentos nas acessibilidades marítimas, aumentou a sua capacidade e melhoria de oferta, pelo que o valor de carga adicional trazido pela unidade industrial, que se prevê superar as 500 mil toneladas por ano, não coloca quaisquer problemas logísticos”, assegura a APSS a O SETUBALENSE.

Para a administração portuária, a instalação da refinaria das parceiras Galp e Northvolt, que representa um mega-investimento de 700 milhões de euros, em território sadino é importante “para o desenvolvimento económico de Setúbal e da região, com a criação de empregos qualificados directos e indirectos, e para a economia circular, com a criação de sinergias no cluster industrial envolvente”.

- PUB -

Além disso, será também importante “para a actividade exportadora do País”. “A APSS congratula-se com esta aposta e considera que o concelho de Setúbal em geral e o Porto em particular dispõem de condições privilegiadas para atrair este tipo de investimento, caracterizado pela ocupação de vastas e importantes áreas com indústrias de última geração, ambientalmente sustentadas, geradoras de valor e potenciadoras da economia circular que visa o aproveitamento integral, com um mínimo de desperdício, de todos os subprodutos produzidos”.

Por estas razões, a administração portuária diz ter acompanhado “os estudos realizados para a localização da nova unidade industrial e defendeu as vantagens da sua instalação no concelho, beneficiando dos serviços do Porto para o transporte de cargas por via marítima e ferroviária”.

Tendo a escolha de Setúbal sido “da responsabilidade dos parceiros empreendedores”, foi tida em consideração “a proximidade ao Porto de Setúbal, a capacidade dos seus terminais de serviço público, capacitados para a movimentação dos mais diversos tipos de carga”.

- PUB -

A unidade de conversão de lítio, cuja decisão final de investimento deverá apenas ser conhecida no final de 2023, permitirá a criação de aproximadamente 200 postos de trabalho directos e 3 mil indirectos.

O arranque das operações deverá ocorrer até ao final de 2025, sendo que a ‘joint venture’ (parceria), denominada Aurora, pretende que a unidade seja “a rampa de lançamento para o desenvolvimento de uma cadeia de valor integrada de baterias de lítio na Europa”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -