27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalLojistas do Centro Comercial do Bonfim pedem em tribunal justiça por si...

Lojistas do Centro Comercial do Bonfim pedem em tribunal justiça por si e pelos clientes

Arranque do julgamento levou os comerciantes a deixaram de pernoitar no espaço

 

- PUB -

O Tribunal de Setúbal começou a julgar a providência cautelar que os lojistas do Centro Comercial do Bonfim interpuseram no fim do passado ano para tentar travar o encerramento do espaço. O arranque do julgamento levou os comerciantes a deixaram de pernoitar no centro.

António Gorrão, porta-voz da consternação dos lojistas, confessou que fazem isto por si e pelos clientes. Em julgamento, disse que não podiam ser expulsos do espaço porque têm contrato válido até 2024 e referiu que “foram obrigados a pernoitar no local desde início de Janeiro, para impedir que a administração mudasse a fechadura e os impedisse de entrar”. Nessa altura, a PSP identificou os comerciantes por entrarem no Centro Comercial já fechado.

O advogado dos comerciantes, Henrique Rocha Ferreira, considerou que “a todos os contratos aplica-se a lei do arrendamento urbano e, por isso, com as alterações feitas em 2019, têm validade até 2024”. Durante a audiência no Tribunal de Setúbal foram ouvidos antigos comerciantes, como é disso exemplo Maria Gomes, que teve uma boutique de noivas durante 24 anos, até Novembro de 2021. Sempre teve contrato, sendo que o último foi assinado em 2014.

- PUB -

Os lojistas reclamam a ilegalidade da forma como foram convidados a sair do centro. Em Dezembro foram notificados para desocuparem as lojas no espaço de um mês, mas não o fizeram. Interpuseram no Tribunal uma providência cautelar contra o encerramento e não entregaram as chaves. Alegaram que a empresa arrendatária com quem tinham os seus contratos pertence aos proprietários do espaço e que os seus contratos são válidos até 2024.

A advogada que representa a Célebres Assuntos abdicou da audição das suas testemunhas e à saída recusou-se a comentar o caso. O julgamento foi reagendado para 22 de Abril. A juiz vai depois analisar o caso e decidir sobre a providência cautelar.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -