17 Maio 2022, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalAdministração Regional de Saúde manda retirar doentes do lar Clube da Amizade...

Administração Regional de Saúde manda retirar doentes do lar Clube da Amizade [actualizada]

Empresa detentora da Unidade de Cuidados Continuados em insolvência

 

- PUB -

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS-LVT) mandou retirar doentes do lar Clube da Amizade, em Setúbal. Na origem da retirada dos utentes, que decorreu esta manhã, está a insolvência da empresa detentora da Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI), a Rollar S.A.

A empresa está em processo de insolvência e no final de 2021 a ARS-LVT não renovou os contratos de financiamento para os cuidados continuados, tendo agora ordenado a retirada dos utentes que se encontravam na valência já sem contratos.

Hoje foram transferidos cinco idosos, todos da Unidade de Cuidados Continuados integrados, que é a valência colocada em causa pela ARS-LVT. Além destes, segundo a administração do lar, cerca de uma dezena de utentes vão sair amanhã e nos dias seguintes, pelo seu próprio pé, já que vão receber alta.

- PUB -

Os idosos foram retirados esta manhã, num processo demorado. Não só porque alguns são pessoas acamadas, mas também porque tiveram de fazer, primeiro, o teste de despistagem à covid-19. Os bombeiros de Palmela fizeram o transporte de alguns dos doentes, que foram distribuídos por outras unidades na Área Metropolitana de Lisboa. Um dos doentes foi transferido para a Liga dos Amigos da Terceira Idade (Lati), em Setúbal, outro para a Charneca da Caparica e um outro para Lisboa.

O Clube da Amizade, no Alto da Guerra, em Setúbal, tem Unidade de Cuidados Continuados, lar e centro de dia. Estas duas últimas valências vão continuar a funcionar, uma vez que foi nomeado um administrador de insolvência e a actividade da empresa deve continuar pelo menos mais algum tempo. A administração recorreu da declaração de insolvência pelo que a sentença ainda não transitou em julgado.

- PUB -

Desde finais de Novembro passado que a ARS-LVT não permitia a entrada de novos doentes na UCCI do lar Clube da Amizade. Esta unidade, que funciona desde 2008, tem capacidade para 60 utentes.

Noticia actualizada às 12h31

Comentários

- PUB -

Mais populares

Igor Khashin e Yulia Khashina: “O nosso trabalho de 20 anos foi destruído num dia”

Casal russo que está no centro da polémica com o acolhimento de refugiados ucranianos em Setúbal responde a todas as perguntas

“A Judiciária que investigue, não temos nada a esconder”

Igor Khashin e Yulia Khashina falam pela primeira vez após o inicio da polémica

Matias Damásio a abrir com The Gift pelo meio e Dulce Pontes a fechar as Festas de São Pedro

Calendário das três actuações está definido. Depois de dois anos de interregno, a tradição volta a ser o que era
- PUB -