3 Dezembro 2023, Domingo
- PUB -
InícioLocalSetúbalAdministração Regional de Saúde manda retirar doentes do lar Clube da Amizade...

Administração Regional de Saúde manda retirar doentes do lar Clube da Amizade [actualizada]

Empresa detentora da Unidade de Cuidados Continuados em insolvência

 

- PUB -

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS-LVT) mandou retirar doentes do lar Clube da Amizade, em Setúbal. Na origem da retirada dos utentes, que decorreu esta manhã, está a insolvência da empresa detentora da Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI), a Rollar S.A.

A empresa está em processo de insolvência e no final de 2021 a ARS-LVT não renovou os contratos de financiamento para os cuidados continuados, tendo agora ordenado a retirada dos utentes que se encontravam na valência já sem contratos.

Hoje foram transferidos cinco idosos, todos da Unidade de Cuidados Continuados integrados, que é a valência colocada em causa pela ARS-LVT. Além destes, segundo a administração do lar, cerca de uma dezena de utentes vão sair amanhã e nos dias seguintes, pelo seu próprio pé, já que vão receber alta.

- PUB -

Os idosos foram retirados esta manhã, num processo demorado. Não só porque alguns são pessoas acamadas, mas também porque tiveram de fazer, primeiro, o teste de despistagem à covid-19. Os bombeiros de Palmela fizeram o transporte de alguns dos doentes, que foram distribuídos por outras unidades na Área Metropolitana de Lisboa. Um dos doentes foi transferido para a Liga dos Amigos da Terceira Idade (Lati), em Setúbal, outro para a Charneca da Caparica e um outro para Lisboa.

O Clube da Amizade, no Alto da Guerra, em Setúbal, tem Unidade de Cuidados Continuados, lar e centro de dia. Estas duas últimas valências vão continuar a funcionar, uma vez que foi nomeado um administrador de insolvência e a actividade da empresa deve continuar pelo menos mais algum tempo. A administração recorreu da declaração de insolvência pelo que a sentença ainda não transitou em julgado.

- PUB -

Desde finais de Novembro passado que a ARS-LVT não permitia a entrada de novos doentes na UCCI do lar Clube da Amizade. Esta unidade, que funciona desde 2008, tem capacidade para 60 utentes.

Noticia actualizada às 12h31

Comentários

- PUB -

Mais populares

Homem sofre ataque psicótico e entra na escola D. João II em Setúbal

Suspeito levava um instrumento musical grande. Não foi detido e foi encaminhado pela polícia para o hospital

Empresa de móveis em Palmela em chamas

Incêndio deflagrou durante a tarde de hoje. Mais de 50 operacionais estão no local

Intervenções arqueológicas revelam 21 esqueletos no centro da cidade

Está a decorrer uma investigação no antigo imóvel da Deltagas que pode ajudar a desvendar um antigo cemitério
- PUB -