25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalFederação dos Bombeiros de Setúbal contra integração de 17 corporações no comando...

Federação dos Bombeiros de Setúbal contra integração de 17 corporações no comando da AML

João Ludovico considera que o distrito sofrerá alterações significativas a nível de protecção civil e da organização operacional dos corpos de bombeiros

 

- PUB -

A Federação dos Bombeiros do Distrito de Setúbal está contra a integração dos 17 corpos de bombeiros da península setubalense no Comando Sub-Regional da Área Metropolitana de Lisboa (AML), considerando que isso causará enormes constrangimentos na gestão operacional.

A federação defende a criação do Comando Sub-Regional da Península de Setúbal, a funcionar nas instalações do atual Comando Distrital de Setúbal, em Palmela.

A posição surge no âmbito da criação dos 23 Comandos Sub-regionais de Emergência e Protecção Civil, estruturas que vão substituir os actuais Comandos Distritais de Operações de Socorro.

- PUB -

Esta alteração está prevista no âmbito da lei orgânica da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC), que entrou em vigor em Abril de 2019, e que prevê que os comandos sub-regionais tenham uma circunscrição territorial correspondente ao território de cada comunidade intermunicipal.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da federação, João Ludovico, explicou que, com a nova organização interna da ANEPC a ser implementada, o distrito de Setúbal sofrerá uma alteração significativa na sua organização a nível de protecção civil e consequentemente a nível da organização operacional dos corpos de bombeiros.

Os 17 corpos de bombeiros da Península de Setúbal ficarão assim integrados no Comando Sub-Regional da Área Metropolitana de Lisboa e no Comando Regional de Lisboa e Vale do Tejo, enquanto os oito corpos de bombeiros do sul do distrito ficarão integrados no Comando Sub-Regional do Alentejo Litoral e no Comando Regional do Alentejo.

- PUB -

No entender da federação, pela sua densidade populacional, com cerca de 808 mil e 689 habitantes, pelas suas características industriais e empresariais, “onde estão inseridas um conjunto significativo de empresas e indústrias com enorme perigosidade, sendo uma área com grande serviço operacional, é fundamental ter o seu próprio Comando Sub-Regional”.

“Somos um dos distritos com mais ocorrências a nível nacional e com incidência na Península de Setúbal, com a diversidade que tem faz todo o sentido que exista um sub-comando regional, não faz sentido passar para o outro lado do rio Tejo”, disse, adiantando que por uma questão de proximidade e melhor articulação deveria ser criado este sub-comando regional.

A nível administrativo, considera também ser importante a criação desta NUT III para uma maior possibilidade de acesso aos fundos comunitários, constituindo um apoio às associações e corpos de bombeiros.

Em declarações à Lusa, o presidente da federação fez ainda um outro alerta relativo à sustentabilidade das associações a nível nacional, defendendo uma atualização dos serviços prestados pelos bombeiros para fazer face ao aumento de despesas, nomeadamente o aumento do valor pago por quilómetro.

Acompanhando a posição da Liga dos Bombeiros Portugueses, a Federação dos Bombeiros do Distrito de Setúbal considera também urgente a restituição do valor do IVA referente aos combustíveis adquiridos e a restituição ou redução do valor das comparticipações pagas pelas Associações Humanitárias dos Bombeiros ao Estado.

A médio prazo, defendeu João Ludovico, deve ser criado um “Contrato-Associação” que regule a parceria entre o Estado e as Associações Humanitárias de Bombeiros e que espelhe a realidade territorial, no âmbito das ocorrências de proteção civil, socorro e emergência pré-hospitalar.

Esta questão será debatida em 1 de Abril em Grândola, numa reunião da Assembleia-Geral da Federação e, “caso não existam medidas aprovadas ou em vigor de apoio, será analisada uma tomada de posição”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -