27 Maio 2022, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalSetúbal já começou preparação da festa dos 50 anos do 25 de...

Setúbal já começou preparação da festa dos 50 anos do 25 de Abril

Município abriu projecto para quatro anos de celebrações com primeira reunião de comissão de honra

 

- PUB -

Setúbal vai estender as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, que se completam em 2024, com um programa de quatro anos que se inicia agora e decorre até 2025.

O presidente da Câmara Municipal diz pretender envolver todo o concelho – todos os sectores sociais em todo o território – nas comemorações e, para isso, a autarquia constituiu uma comissão de honra com 65 personalidades que representam “de forma transversal a sociedade setubalense”.

André Martins diz que este plano extenso e envolvente de comemorações tem o objectivo de deixar “marcas na sociedade setubalense sobre o sonho que representou e representa o 25 de Abril de 1974”.

- PUB -

O autarca diz que as celebrações serão muito mais do que “a simples promoção de actividades e eventos limitadas no espaço e no tempo”, acrescentando que “há quem tenha vivido o 25 de Abril, quem tenha nascido próximo do 25 de Abril, mas, principalmente, já há muitos homens e mulheres que nasceram, por exemplo, 20 anos depois e para quem a Revolução já não é mais do que uma data”.

O arranque das comemorações, denominadas “25 de Abril: Venham mais vinte e cincos”, teve lugar este sábado com a primeira reunião da comissão de honra, nos Paços do Concelho. Além da apresentação das 65 pessoas que integram a comissão, foi apresentado o manifesto das comemorações, redigido pela Câmara, Assembleia Municipal e juntas de freguesias do concelho, e deixado o convite para que as colectividades e outras instituições interessadas em integrar a comissão promotora se inscrevam junto da Câmara Municipal.

O “eixo central” dos quatro anos de comemorações, cujo programa será construído com os contributos da comissão de honra e a participação da comissão promotora, é a celebração da memória de José Afonso, “alguém que deixou uma mensagem, alguém que viveu o 25 de Abril antes, durante e depois e alguém deixou uma marca também ela muito forte em Setúbal, onde viveu vários anos”, vincou André Martins. O autarca deixou no ar a ideia de que falta ainda, na cidade, um monumento que eternize a ligação de Zeca Afonso a Setúbal.

Este ano Concertos na Praça do Bocage, Fórum Luísa Todi e Convento de Jesus

- PUB -

Para este ano as comemorações do 25 de Abril já estão definidas e incluem vários concertos. Dia 9 de Abril, a Igreja do Convento de Jesus recebe o concerto alusivo aos 80 anos de Adriano Correia de Oliveira, com presença de Manuel Alegre.

No dia 21 de Abril, há um colóquio, com vários convidados, intitulado “’Tempo Histórico’ e a História do 25 de Abril”, na noite de dia 22 Renato Sousa canta Zeca Afonso, no Fórum Luísa Todi, e, na noite seguinte, sobem ao mesmo palco, Francisco Fanhais e João Afonso ao som da Banda Filarmónica de Grândola.

Dia 24 haverá concerto na Praça do Bocage, com Carlão, seguido de um desfile até à doca dos pescadores onde terá lugar fogo-de-artifício.

No dia 25 de Abril a manhã vai ser ocupada com as cerimónias oficiais, que incluem uma sessão solene da Assembleia Municipal, e a noite está reservada para uma arruada em Azeitão ao som das bandas filarmónicas.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Jovem de 16 anos morre colhido por touro nas Festas da Moita

Vítima foi transportada em estado crítico para o Hospital do Barreiro, mas acabou por não resistir aos ferimentos

Sonae Capital vende hotéis em Tróia

Apesar do negócio, multinacional mantém gestão do Aqualuz Tróia Mar&Rio e do The Editory By The Sea Tróia-Comporta

Bilhete de época para atrair mais vitorianos ao Bonfim em 2022/23

Sadinos avançam com medida para terem mais sócios no estádio nos jogos da Liga 3
- PUB -