20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioÚltimasConselho de Ministros aprova investimento de 52 M€ da Transtejo para comprar...

Conselho de Ministros aprova investimento de 52 M€ da Transtejo para comprar de 10 barcos eléctricos

A autorização foi aprovada na reunião semanal do executivo e visa a renovação da frota da empresa

 

- PUB -

O Governo aprovou ontem despesa no âmbito do plano da renovação da frota da Transtejo e que contempla a aquisição de 10 navios eléctricos, num investimento de 52,4 milhões de euros.

A autorização foi aprovada em Conselho de Ministros, segundo o comunicado divulgado após a reunião semanal do executivo.

Contactada pela agência Lusa, fonte do Ministério do Ambiente e Acção Climática adiantou que se trata de investimento no âmbito do plano da renovação da frota da empresa Transtejo, responsável pelo transporte de passageiros entre as margens do Tejo, e diz respeito à aquisição de 10 navios eléctricos aos estaleiros espanhóis Gondán.

- PUB -

De acordo com a mesma fonte, a entrega do primeiro navio está prevista ainda para este ano.

A Transtejo tinha recebido há um ano o visto prévio do Tribunal de Contas relativo à aquisição destes 10 navios, no valor de 52,4 milhões de euros.

Segundo sublinhou na altura a empresa, ficava concluído o processo legal que “antecede a concretização do projecto de renovação da frota de navios que irá, a partir de 2022, operar nas ligações fluviais de Cacilhas, Montijo e Seixal”.

- PUB -

“Com estes navios, que representam um investimento de 52 440.000 euros, a empresa fica com uma frota de navios ambientalmente sustentável, movida por sistema de propulsão 100% eléctrico, com consumos energéticos inferiores às dos navios actuais e sem emissões de GEE [em 2019, o consumo de gasóleo foi de cerca de 5,249 milhões de litros, correspondente à emissão de 13 122 toneladas de CO2]”, indo ao encontro das políticas para a descarbonização, frisou a Transtejo.

O concurso para a aquisição destes navios chegou a ser impugnado pelos Estaleiros de Peniche, um dos concorrentes, por considerarem que a solução vencedora “ambiental e economicamente mais prejudicial e com riscos de acidente eléctrico”.

FAC

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu
- PUB -