19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalCongresso nacional das universidades seniores a decorrer pela primeira vez em Setúbal

Congresso nacional das universidades seniores a decorrer pela primeira vez em Setúbal

Secretária de Estado da Acção Social, Rita Cunha e Mendes, interveio via ‘on-line’ na sessão de abertura. Evento encerra à tarde

 

- PUB -

Decorre desde esta manhã no Cinema Charlot – Auditório Municipal, em Setúbal, o IX Congresso Nacional das Academias e Universidades Seniores. O evento, que se realiza pela primeira vez na cidade sadina, previa a participação presencial da secretária de Estado da Acção Social, Rita Cunha e Mendes, que acabou por intervir via “on-line”.

A governante interveio na sessão de abertura que contou ainda com Luís Jacob, presidente da RUTIS (Rede de Universidades da Terceira Idade), Arlindo Mota, que preside à Universidade Sénior de Setúbal (UNISETI), e André Valente Martins, presidente da Câmara Municipal de Setúbal.

“No centro dos debates estão as questões que se prendem com o papel das universidades seniores no envelhecimento activo e o impacto que a pandemia tem tido nestas organizações. A este respeito vai ser apresentado o resultado de um inquérito promovido pela RUTIS junto das academias e universidades seniores de todo o País”, antecipou Arlindo Mota, em nota enviada à redacção de O SETUBALENSE.

- PUB -

O presidente da UNISETI – entidade hospedeira do evento, organizado pela RUTIS – apontou ainda a expectativa que foi criada em torno do congresso. “Aguarda-se que este fórum represente mais um passo na consolidação e prestígio destas entidades voluntárias, que acolhem numa perspectiva cultural e de relacionamento as pessoas que, apesar da idade, estão e querem continuar activas, aprendendo e ensinando, inseridas numa comunidade onde sentem que têm uma participação relevante.”

A primeira de duas partes de debate tinha confirmadas as participações via “on-line” de Maria Seruya, do Projecto “Velha Bonitona”, José Carreira, da Revista Envelhecer, e Luís Santos, da Universidade Sénior Nova Atena (Oeiras). Com participação presencial neste painel estava previsto intervir Bruno Soares, do Laboratório do Envelhecimento (Ílhavo), e Frederico Assunção, da sociedade de advogados Dantas e Rodrigues.

Na segunda parte intervêm Sílvia Triboni, do Projecto Repórter 60+, Arlindo Mota, e João Teixeira, da PSE (Cientistas Seniores). A estes junta-se ainda, via “on-line”, Mónica Martins, da Academia Intergeracional do Porto.

- PUB -

A iniciativa encerra após a apresentação do Conselho Sénior e dos dados da universidades seniores na pandemia.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Autoridades suspeitam ter encontrado corpo de mariscador desaparecido em Montijo

Cadáver foi descoberto a flutuar no Tejo, em frente ao Terreiro do Paço
- PUB -