24 Abril 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalD. José Ornelas despede-se de Setúbal com missa na catedral onde se...

D. José Ornelas despede-se de Setúbal com missa na catedral onde se tornou bispo

Celebração realiza-se no próximo dia 6, na Sé de Setúbal. E a primeira eucaristia no Santuário de Fátima já está agendada

 

- PUB -

D. José Ornelas vai celebrar a primeira missa no Santuário de Fátima a 20 de Março, pelas 11 horas, como Bispo de Leiria-Fátima. Mas antes, no próximo dia 6, pelas 16 horas, presidirá à sua última eucaristia enquanto Bispo de Setúbal. A cerimónia que marcará a despedida do prelado vai ter lugar na Sé de Setúbal.

“A Diocese de Setúbal reúne-se, em acção de graças pelo ministério episcopal de D. José Ornelas, no próximo dia 6 de Março, pelas 16 horas, na catedral que o viu nascer bispo em Outubro de 2015”, anunciou a diocese sadina.

“A celebração, que terá transmissão ‘on-line’ através dos meios digitais da diocese, está aberta a todos os que queiram participar neste momento de gratidão, mas dentro das limitações do espaço e das cautelas sanitárias que a pandemia ainda exige”, adianta a informação publicada no site daquela entidade, com base numa nota do vigário-geral, padre José Lobato, dirigida ao clero e às demais forças vivas da diocese sadina.

- PUB -

“Aproximando-se a data em que o senhor D. José Ornelas vai entrar na sua nova Diocese de Leiria-Fátima, queremos nos próximos dias exprimir-lhe um conjunto, certamente numeroso e variado de sentimentos, em que se destacam a gratidão, a tristeza da partida e a oração ao Bom Pastor pela nova missão deste seu incansável e destemido missionário”, salienta na referida nota José Lobato, citado na publicação da diocese.

Celebrações em Leiria e Fátima

A entrada solene de D. José Ornelas na Diocese de Leiria-Fátima “está marcada para 13 de Março, na Sé de Leiria”, com uma celebração pelas 16 horas. “O clero de Setúbal concelebrará, mas a participação de cristãos leigos e religiosos dependerá do espaço disponível naquela catedral [leiriense]”, avança o vigário-geral da Diocese de Setúbal.

- PUB -

E a primeira eucaristia a que D. José Ornelas irá presidir como novo Bispo de Leiria-Fátima vai ter lugar a 20 de Março, pelas 11 horas, na Basílica da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima. “[Aí] sem constrangimentos de espaço”, faz notar o padre José Lobato.

A nomeação de D. José Ornelas para Leiria-Fátima foi oficializada a 28 de Janeiro último – quatro dias depois de ter sido noticiada em primeira mão por O SETUBALENSE –, após o Papa Francisco ter aceitado o pedido de resignação do cardeal António Marto.

D. José Ornelas, 68 anos, foi nomeado Bispo de Setúbal a 24 de Agosto de 2015, sucedendo no cargo a Gilberto Canavarro dos Reis, e preside à Conferência Episcopal Portuguesa desde 16 de Junho de 2020.

Percurso | De Porto da Cruz a Moçambique até chegar à Conferência Episcopal

O até agora Bispo de Setúbal nasceu a 5 de Janeiro de 1954 no Porto da Cruz, Ilha da Madeira. Iniciou o percurso religioso com formação na Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos).

A 9 de Agosto de 1981 foi ordenado padre no Funchal. “Foi superior da Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus, cargo que assumiu a 1 de Julho de 2000; seria eleito superior geral dos Dehonianos a 27 de Maio de 2003, cargo que ocupou até 6 de Junho de 2015”, lê-se na página oficial da Ecclesia.

Antes, segundo informação publicada no mesmo site, D. José Ornelas fez “uma formação missionária em Moçambique”.

É “especialista em Ciências Bíblicas, com o grau de doutor em Teologia Bíblica pela Universidade Católica Portuguesa”, onde “foi docente entre 1983-1992 e 1997-2003”. Foi eleito presidente da Conferência Episcopal Portuguesa para o triénio 2020-2023, substituindo na função D. Manuel Clemente.

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -