18 Maio 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaConstrução da Central Fotovoltaica de Pessegueiro vai criar duas dezenas de postos...

Construção da Central Fotovoltaica de Pessegueiro vai criar duas dezenas de postos de trabalho

Investimento de 32 milhões no Pinhal Novo já tem primeira pedra. Estão previstos mais dois projectos para o mesmo local

 

- PUB -

O lançamento da primeira pedra da Central Fotovoltaica de Pessegueiro ocorreu, na passada quarta-feira, no decorrer da visita guiada à Freguesia de Pinhal Novo inserida na Semana das Freguesias. O acto contou com a presença de Álvaro Amaro, presidente da Câmara Municipal e de João Galamba, Secretário de Estado Adjunto e da Energia.

O projecto do fornecedor de energia suíço EKZ e do promotor de activos de energias renováveis Smartenergy evitará a emissão anual de quase 35 mil toneladas de CO2 para a atmosfera e prevê a criação de 200 novos postos de trabalho, durante a fase de construção.

A central terá cerca de 120 mil módulos solares, que serão ligados à rede até ao final de 2022.

- PUB -

Com uma capacidade de produção anual de 126.367 MWh, a energia produzida por esta central solar fotovoltaica será suficiente para fornecer electricidade a mais de 26 mil lares, de acordo com as estatísticas de consumo doméstico médio do país.

Num futuro próximo, a Smartenergy planeia construir mais duas centrais, de dimensão semelhante, nas proximidades da central de Pessegueiro.

João Galamba destacou a importância de mais uma obra que vem “reforçar a estratégia do Governo no âmbito do Programa Nacional de Energia e Clima (PNEC) e reconheceu também o “contributo de Palmela para esse desígnio”.

- PUB -

Álvaro Amaro sublinhou a importância deste projecto, não só pelo valor do investimento, mas também pelo que significa em matéria de sustentabilidade ambiental.

“O município tem conseguido atrair para o seu território investimentos estruturantes nesta área”. Palmela, aponta, “quer estar no pelotão da frente da energia verde. Temos cerca de 20 projectos, dois já construídos, outros dois em construção de dimensões diversificadas”.

O autarca frisa o cuidado da autarquia na aprovação destes projectos. “O resgate de carbono conseguido com esta aposta no solar fotovoltaico em locais criteriosamente estudados não coloca em causa os ecossistemas e também as outras vocações do território nomeadamente na agricultura, nos produtos endógenos e outros usos do solo. Isto leva-nos a ficar muito satisfeitos porque já estamos a conseguir tornar o concelho de Palmela, com todos estes projectos, em funcionamento dentro de dois ou três anos, num sumidor de carbono”.

Smartenergy Investimento em todos os mercados da Europa

A Smartenergy é uma empresa de investimento sediada na Suíça dedicada às energias renováveis. Identifica, desenvolve e entrega activos de energia verde. O foco está na implantação de projectos de energia solar, eólica e hidrogénio verde.

O objectivo é perseguir o potencial do hidrogénio e tecnologia relacionada como um complemento ideal para a utilização e armazenamento de energia renovável.

A Smartenergy, fundada em 2011, tem a sua sede em Wollerau, Suíça. Para além de ter uma equipa em Wollerau, conta com as suas próprias filiais locais em todos os principais mercados da Europa.

O conhecimento local e a proximidade aos agentes do sector permite identificar e assegurar oportunidades numa fase inicial, criando simultaneamente sinergias em toda a cadeia de valor.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Igor Khashin e Yulia Khashina: “O nosso trabalho de 20 anos foi destruído num dia”

Casal russo que está no centro da polémica com o acolhimento de refugiados ucranianos em Setúbal responde a todas as perguntas

“A Judiciária que investigue, não temos nada a esconder”

Igor Khashin e Yulia Khashina falam pela primeira vez após o inicio da polémica

Matias Damásio a abrir com The Gift pelo meio e Dulce Pontes a fechar as Festas de São Pedro

Calendário das três actuações está definido. Depois de dois anos de interregno, a tradição volta a ser o que era
- PUB -