27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalPalmelaConstrução da Central Fotovoltaica de Pessegueiro vai criar duas dezenas de postos...

Construção da Central Fotovoltaica de Pessegueiro vai criar duas dezenas de postos de trabalho

Investimento de 32 milhões no Pinhal Novo já tem primeira pedra. Estão previstos mais dois projectos para o mesmo local

 

- PUB -

O lançamento da primeira pedra da Central Fotovoltaica de Pessegueiro ocorreu, na passada quarta-feira, no decorrer da visita guiada à Freguesia de Pinhal Novo inserida na Semana das Freguesias. O acto contou com a presença de Álvaro Amaro, presidente da Câmara Municipal e de João Galamba, Secretário de Estado Adjunto e da Energia.

O projecto do fornecedor de energia suíço EKZ e do promotor de activos de energias renováveis Smartenergy evitará a emissão anual de quase 35 mil toneladas de CO2 para a atmosfera e prevê a criação de 200 novos postos de trabalho, durante a fase de construção.

A central terá cerca de 120 mil módulos solares, que serão ligados à rede até ao final de 2022.

- PUB -

Com uma capacidade de produção anual de 126.367 MWh, a energia produzida por esta central solar fotovoltaica será suficiente para fornecer electricidade a mais de 26 mil lares, de acordo com as estatísticas de consumo doméstico médio do país.

Num futuro próximo, a Smartenergy planeia construir mais duas centrais, de dimensão semelhante, nas proximidades da central de Pessegueiro.

João Galamba destacou a importância de mais uma obra que vem “reforçar a estratégia do Governo no âmbito do Programa Nacional de Energia e Clima (PNEC) e reconheceu também o “contributo de Palmela para esse desígnio”.

- PUB -

Álvaro Amaro sublinhou a importância deste projecto, não só pelo valor do investimento, mas também pelo que significa em matéria de sustentabilidade ambiental.

“O município tem conseguido atrair para o seu território investimentos estruturantes nesta área”. Palmela, aponta, “quer estar no pelotão da frente da energia verde. Temos cerca de 20 projectos, dois já construídos, outros dois em construção de dimensões diversificadas”.

O autarca frisa o cuidado da autarquia na aprovação destes projectos. “O resgate de carbono conseguido com esta aposta no solar fotovoltaico em locais criteriosamente estudados não coloca em causa os ecossistemas e também as outras vocações do território nomeadamente na agricultura, nos produtos endógenos e outros usos do solo. Isto leva-nos a ficar muito satisfeitos porque já estamos a conseguir tornar o concelho de Palmela, com todos estes projectos, em funcionamento dentro de dois ou três anos, num sumidor de carbono”.

Smartenergy Investimento em todos os mercados da Europa

A Smartenergy é uma empresa de investimento sediada na Suíça dedicada às energias renováveis. Identifica, desenvolve e entrega activos de energia verde. O foco está na implantação de projectos de energia solar, eólica e hidrogénio verde.

O objectivo é perseguir o potencial do hidrogénio e tecnologia relacionada como um complemento ideal para a utilização e armazenamento de energia renovável.

A Smartenergy, fundada em 2011, tem a sua sede em Wollerau, Suíça. Para além de ter uma equipa em Wollerau, conta com as suas próprias filiais locais em todos os principais mercados da Europa.

O conhecimento local e a proximidade aos agentes do sector permite identificar e assegurar oportunidades numa fase inicial, criando simultaneamente sinergias em toda a cadeia de valor.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -