24 Abril 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalMau funcionamento das urgências do Hospital de Setúbal gera troca de acusações...

Mau funcionamento das urgências do Hospital de Setúbal gera troca de acusações entre vereador do PS e CDU

Socialistas dizem que autarquia prestou informação falsa, comunistas respondem que PS é que faltou à verdade. Veja por si

 

- PUB -

O funcionamento do serviço de urgência geral do Hospital de São Bernardo, em Setúbal, registou incapacidade de resposta, alegadamente devido à grande afluência de doentes, durante três dias, de sábado, dia 5, até segunda-feira, dia 7.

Em cada um desses dias, o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS), da Autoridade Nacional de Protecção Civil, comunicou às corporações de bombeiros que as urgências do Hospital de Setúbal não poderiam receber doentes transportados de ambulância.

No sábado a comunicação do CDOS, enviada aos bombeiros às 12h03, e a que O SETUBALENSE teve acesso, é esta: “Encarrega-me o Sr. Comandante Operacional Distrital, de remeter a V. Exas. a informação recebida neste Comando Distrital, proveniente do CODU Sul, que o Hospital de Setúbal se encontra com constrangimentos no Serviço de Urgência, não sendo possível receber doentes até às 08h00 de 05/02/2022. Solicitamos que os CB [corpos de bombeiros] da área de influência passem dados clínicos para que o CODU os possa referenciar”.

- PUB -

Esta comunicação terá uma gralha na data colocada, dia 5, ou na hora, uma vez que foi enviada no dia 5 às 12h25 informando que a limitação duraria até 8h00 do mesmo dia.

No domingo, às 10h07, o CDOS envia nova comunicação, prolongando o período da limitação: “Encarrega-me o Sr. Comandante Operacional Distrital, de remeter a V. Exas. a informação recebida neste Comando Distrital, proveniente do CODU Sul, que o Hospital Setúbal se encontra com constrangimentos no Serviço de Urgência, não sendo possível receber doentes no período previsivelmente até às 08h de 07/02/2022.”

A comunicação enviada na segunda-feira, às 05h56, reduz o âmbito da limitação, de doentes em geral para apenas alguns: “Encarrega-me o Sr. Comandante Operacional Distrital, de remeter a V. Exas. a informação recebida neste Comando Distrital, proveniente do CODU Sul, que o Hospital Setúbal se encontra com constrangimentos no Serviço, não sendo possível receber doentes de trauma ou que necessitem de potencial cirurgia, durante o dia de hoje (07.02.2022).”

- PUB -

Até aqui, a informação que relatamos são os factos, com base na informação do CDOS, que justifica a impossibilidade de transporte de doentes para as urgências de Setúbal com base em “constrangimentos no Serviço de Urgências”.

Perante esta situação nas urgências, no domingo às 12h25, a Câmara de Setúbal, faz uma publicação no Facebook onde refere ter “tomado conhecimento de que a Urgência do Hospital de São Bernardo está encerrada desde sábado, estando previsto que apenas reabra a partir das 8h00 de segunda-feira”.

Esta publicação foi alterada, passados exactamente 1 hora e 54 minutos, com a autarquia a corrigir o âmbito do encerramento das urgências. Na nova versão, publicada às 14h19, a Câmara Municipal escreve ter “tomado conhecimento de que a Urgência do Hospital de São Bernardo está encerrada desde sábado a emergências pré-hospitalares encaminhadas pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes, estando previsto que apenas reabra a partir das 8h00 de segunda-feira”.

A diferença entre as duas publicações é que a primeira diz que as urgências estão encerradas e a segunda corrige para estão encerradas “a emergências encaminhadas pelo CODU”.

A troca de acusações

A polémica “rebenta” duas horas depois, às 16h23, com a resposta do vereador do PS, Fernando José, à segunda versão da publicação da câmara.

Na publicação que fez no Facebook, às 16h23, além de acusar quem escreveu a publicação municipal de usar a página da autarquia para “desinformar a população e criar alarme”, Fernando José assegurava que a urgência geral “está a funcionar como a dos outros hospitais da península de Setúbal, ou seja, cada um recebe os doentes da sua área de influência sem restrições”.

Em conferencia de Imprensa, na terça-feira, o vereador socialista reafirmou que “apenas os doentes que não são da área de influência do Centro Hospitalar de Setúbal foram encaminhados para outras unidades”.

Após estas posições de Fernando José, a Câmara Municipal diz que o vereador do PS é que está a prestar informação falsa ou, “no mínimo”, pouco rigorosa.

“O que a Câmara Municipal de Setúbal informou à população em comunicado, com todo o rigor e seriedade, foi que os doentes em urgência pré-hospitalar encaminhados pelo CODU estariam a ser desviados até às 08 da manhã de segunda-feira, e, pelo que nós sabemos, até se prolongou ainda durante o dia, para outros hospitais”, disse fonte do gabinete da presidência do município a O SETUBALENSE.

“Diz o senhor vereador Fernando José que esse desvio de doentes encaminhados pelo CODU seriam só os doentes de fora da área de influência do Hospital de São Bernardo, o que é falso. É no mínimo pouco rigoroso, porque o senhor Comandante Distrital da Protecção Civil informou as corporações de bombeiros, nomeadamente do município de Setúbal de que até às 08h00 de segunda-feira, todos os serviços de urgência pré-hospitalar seriam referenciados para outros hospitais e não para o Centro Hospitalar de Setúbal”, acrescentou.

Questionado por O SETUBALENSE, ontem, Fernando José reafirmou o que disse anteriormente e respondeu que obteve informação do conselho de administração do hospital, no domingo, de que a urgência de obstetrícia estava “encerrada por doença súbita, com covid-19, de uma das médicas em escala e incapacidade parcial da outra”.

O Centro Hospitalar de Setúbal não respondeu a tempo ao pedido de esclarecimento, feito ontem por O SETUBALENSE, sobre se as urgências obstétricas estiveram encerradas neste fim-de-semana.

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -