25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalAlmada“Ser cigano é ser alegre, revolucionário e não ter medo de enfrentar...

“Ser cigano é ser alegre, revolucionário e não ter medo de enfrentar a vida”

Nascida na comunidade cigana e cansada de ser discriminada, Susana Silveira criou uma associação que prevê mudar a vida de uma cultura

 

- PUB -

Susana Silveira sempre sentiu que era diferente das restantes crianças, mas foi aos oito anos, ao procurar no dicionário o significado para a palavra ‘cigano’, que sentiu na pele o peso da discriminação. ‘Traficante’, ‘trapaceiro’ e ‘bárbaro’, três adjectivos que definiam de forma negativa a sua etnia. “Eu não sou assim. A minha família não é isto”, pensou.

Passadas mais de duas décadas, a definição continua a apresentar um sentido depreciativo e o desprezo pela etnia cigana tem vindo a ser mais comum. Cansada de ver a cultura em que cresceu associada a um “rótulo negativo”, em 2019, Susana sentiu que estava no momento de “dar voz” e “credibilidade” a uma comunidade e, em conjunto com duas amigas, criou a Costume Colossal.

Sediada no Feijó, em Almada, a associação tem levado a cabo projectos em conjunto com a Câmara Municipal e participado em iniciativas a nível nacional que promovem a integração da comunidade cigana, procurando mitigar desigualdades que a fundadora considera “impensáveis em pleno século XXI”.

- PUB -

Educação como motor para a mudança

Ciente da complexidade do problema que enfrenta, acredita que o primeiro passo para a integração está na educação: “Queremos abrir os horizontes das crianças, incentivando-as a estudar e a ganhar ferramentas para que possam ter outra qualidade de vida”.

Para isso, a Costume Colossal faz questão de promover e associar-se a projectos que apoiem a educação cigana, como ‘ROMA Educa’, um programa do Alto Comissariado para as Migrações (ACM) que, mais do que ajudar financeiramente, através da atribuição de bolsas de estudo a estudantes do ensino básico, abre portas para um mundo repleto de possibilidades.

- PUB -

“Existem famílias que ainda são muito cépticas em relação ao papel da escola e dos estudos. Acreditam que os filhos precisam mais de aprender o ofício de comerciante, mas assim que vêem os progressos dos filhos quando recebem estes incentivos escolares, ficam orgulhosíssimos e acabam por nos agradecer por toda a ajuda”, conta Susana.

A par com a sensibilização para a progressão dos estudos, a Costume Colossal planeia começar ainda este ano a desenvolver ‘workshops’ direccionados para a entrada no mercado de trabalho. Como construir um currículo, o que vestir numa entrevista de emprego ou qual a postura a adoptar são noções aparentemente simples, mas que podem fazer a diferença para quem sempre se dedicou à venda ambulante.

“Muitas das pessoas podem não ter estudos, mas têm uma experiência de vida muito boa e outras capacidades que não são valorizadas. Queremos pegar nessas pessoas e torná-las em algo melhor para que não pensem que têm de se limitar ao comércio”, frisa.

Uma luta bilateral

Não obstante todo o trabalho da associação para incentivar a mudança dentro do povo cigano, são diárias as queixas e pedidos de ajuda recebidos que espelham questões profundas de racismo e preconceito.

“Estamos a acompanhar um rapaz que está no emprego para o qual estudou e tem de ouvir diariamente piadas sobre a etnia dele, apesar de não saberem que é cigano. Quando a mãe o vai buscar ao trabalho tem de se esconder no carro para não ser identificada porque tem traços bastante característicos”.

Perante estas situações, a luta diária da Costume Colossal é saber como encontrar forças para incentivar alguém “a sonhar mais alto” se, mais tarde, tem de “aguentar a discriminação constante”. No entanto, Susana Silveira acredita que a única solução para a mudança passa pelo reforço da convivência diária.

“Somos um povo que está em Portugal há mais de 500 anos e nem sequer somos referidos nos livros de História. O desconhecimento de todo o nosso passado só gera ainda mais receio perante a cultura maioritária”.

Em parceria com a Câmara de Almada está a ser elaborado um Plano Local de Integração das Comunidades Ciganas onde a associação defende a importância do realojamento desta etnia na malha urbana.

“Existem pessoas ciganas que viveram sempre no mesmo local e convivem constantemente no mesmo ambiente, sem interacção com a cultura maioritária. Só através da convivência e da partilha de costumes é que podem realmente existir mudanças de ambas as partes. Assim é que se cria a inclusão, não é através da criação de guetos ou bairros sociais”.

Numa sociedade que receia o desconhecido, a fundadora da associação garante carregar com orgulho a identidade com que nasceu: “Ser cigano é ser alegre, revolucionário e não ter medo de enfrentar a vida. Se isto é mau, então eu quero ser assim”, remata.

Números de uma realidade ainda em apuramento

Estima-se que existam entre 45 a 50 mil pessoas de etnia cigana a viver em Portugal, um valor expressivo, mas maioritariamente impreciso que não contempla a quantidade de famílias que não está referenciada em organismos públicos.

Em 2021, o ‘Observador’ avançava que a falta de medidas para integrar os ciganos em Portugal foi alvo de críticas pelo Comité Europeu de Direitos Sociais do Conselho da Europa que considera que o País continua a violar os direitos de uma comunidade que vive em condições precárias. Os números revelam isso mesmo.

No que diz respeito à habitação, cerca de 37% da comunidade cigana vive em bairros de lata ou acampamentos em mais de 70 municípios. Na educação, a taxa de abandono escolar é muito superior e o sector da saúde é preocupante, uma vez que, um indivíduo de etnia cigana vive, em média, menos 18 anos do que a restante comunidade.

Com o intuito de tornar a realidade mais precisa em Almada, a Costume Colossal tem dedicado o último ano a identificar a totalidade das famílias residentes no concelho, apurando as respectivas condições de vida.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -