23 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalCidadãos pela Arrábida criticam desistência de Setúbal, Palmela e Sesimbra para parar...

Cidadãos pela Arrábida criticam desistência de Setúbal, Palmela e Sesimbra para parar coincineração

Para a associação a desistência do pedido formulado pelos três municípios ordenada pelos actuais presidentes de câmara eleitos “vai contra as posições jurídicas e políticas adoptadas” anteriormente durante 15 anos

 

- PUB -

 

A Associação Movimento de Cidadãos pela Arrábida e Estuário do Sado manifestou-se hoje indignada com a desistência dos municípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra da acção que visava impedir a coincineração de resíduos perigosos no Outão.

Hoje, a associação entregou um requerimento no Tribunal Administrativo e Fiscal de Almada para que o Ministério Público use a prorrogativa do artigo 16.º da Lei da Acção Popular para se substituir “ao autor em caso desistência”, como agora aconteceu.

- PUB -

Segundo o advogado da associação, Castanheira Barros, a sentença da desistência do pedido apresentado pelos três municípios, um processo que já remonta a 2006, foi proferida no dia 01 de Fevereiro, declarando extinta a instância.

Contudo, explicou em declarações à agência Lusa, o Ministério Público apenas foi notificado em 4 de Fevereiro, sem que tivesse tido a oportunidade de, previamente, usar da prerrogativa que lhe é dada e que a agora a associação solicita que faça.

Castanheira Barros adiantou que caso o Ministério Público não intervenha nesse sentido, a associação vai requerer que seja admitida a intervir no processo que engloba as três acções populares interpostas desde 2006, “agindo em defesa da saúde pública, do ambiente e da qualidade de vida humana e ainda da fauna e flora do Parque Natural da Arrábida”.

- PUB -

Na opinião da associação presidida por Pedro Nunes, a desistência do pedido formulado pelos três municípios ordenada pelos actuais presidentes de câmara eleitos “vai contra as posições jurídicas e políticas adoptadas” anteriormente durante 15 anos, tendo os anteriores presidentes exercido sempre “uma firme e sistemática contestação da coincineração de resíduos perigosos” no Parque Natural da Arrábida.

A associação contesta ainda o que considera ser uma “intolerável morosidade processual, em contraste com a rapidez com que foi proferida a sentença que declarou a extinção da instância”, e critica o facto de o Ministério Público não ter sido ouvido antes da prolação da sentença.

O processo teve início no Tribunal Administrativo e Fiscal de Almada em Novembro de 2006, tratando-se de uma acção popular instaurada pelos três municípios para a impugnação do despacho do então ministro do Ambiente, Nunes Correia, que dispensou a Cecil da avaliação de impacto ambiental da coincineração de resíduos perigosos na Arrábida.

Em Novembro de 2007 foi instaurado pelos três municípios uma nova acção popular com vista à anulação das licenças ambiental, de instalação e de exploração, que tinham sido concedidas para a coincineração de resíduos perigosos na fábrica de cimento da Secil no Outão.

Em 2021 foi instaurada outra acção, também pelos municípios, com vista à anulação de aditamentos e averbamentos às licenças em causa.

As três acções populares integram atualmente um só processo e, segundo Castanheira Barros, 15 anos após a apresentação da primeira acção popular ainda não tinha sido marcado, nem foi, o julgamento em 1.ª instância. GC/MLS

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -