19 Março 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalD. José Ornelas deixa de ser Bispo de Setúbal

D. José Ornelas deixa de ser Bispo de Setúbal

O SETUBALENSE sabe que o Prelado vai substituir D. António Marto na Diocese de Leiria-Fátima

 

- PUB -

D. José Ornelas, 68 anos, vai deixar de ser Bispo de Setúbal para liderar a Diocese de Leiria-Fátima, apurou O SETUBALENSE junto de fonte próxima da Igreja.

De acordo com a mesma fonte, o Prelado responsável por Setúbal foi escolhido para substituir o Bispo Diocesano e Cardeal D. António Marto, que renunciou ao cargo em Leiria-Fátima por motivos de idade – já completou 75 anos. A sucessão poderá ainda abrir caminho para que D. José Ornelas possa vir a ser nomeado Cardeal.

Contactado por O SETUBALENSE, o ainda Bispo de Setúbal – que a 16 de Junho de 2020 foi eleito presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (líder dos bispos portugueses) – não confirmou nem desmentiu a informação.

- PUB -

“Essas notícias, quando chegam, chegam pelos canais próprios. Pela Santa Sé. Nada me chegou. Já sabem mais do que eu. Não vou fazer comentários”, disse o Prelado.

D. José Ornelas foi nomeado Bispo de Setúbal a 24 de Agosto de 2015 pelo Papa Francisco. Sucedeu no cargo a D. Gilberto Canavarro dos Reis que, na altura, também evocou motivos de idade para renunciar ao cargo na Diocese de Setúbal. A ordenação episcopal de D. José Ornelas viria a acontecer a 26 de Outubro daquele ano.

O Prelado, que nasceu a 5 de Janeiro de 1954 no Porto da Cruz, Ilha da Madeira, e que nos últimos seis anos tem dirigido a Diocese de Setúbal, prepara-se agora para transitar para a Diocese de Leiria-Fátima.

- PUB -

Na bagagem leva todo um percurso religioso que iniciou com formação na Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos). Foi a 9 de Agosto de 1981 que foi ordenado padre no Funchal. “Foi superior da Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus, cargo que assumiu a 1 de Julho de 2000; seria eleito superior geral dos Dehonianos a 27 de Maio de 2003, cargo que ocupou até 6 de Junho de 2015”, pode ler-se na página oficial da Ecclesia.

Antes, segundo informação publicada no mesmo site, D. José Ornelas fez “uma formação missionária em Moçambique”. É “especialista em Ciências Bíblicas, com o grau de doutor em Teologia Bíblica pela Universidade Católica Portuguesa”, onde “foi docente entre 1983-1992 e 1997-2003”. A eleição para presidir à Conferência Episcopal Portuguesa foi feita para o triénio 2020-2023, com D. José Ornelas a suceder neste cargo a D. Manuel Clemente.

- PUB -

Mais populares

Ajuste de contas entre jovens em escola de Setúbal com ameaça de arma branca

Rapidez de resposta de funcionário impediu ‘males maiores’. Polícia deteve suspeito, que depressa foi solto e regressou à escola

João Afonso: “Os cidadãos do distrito olham para o PSD como uma espécie de primo direito do PS”

O social-democrata considera que o partido sofreu o maior golpe político da sua história na região. E lança duras críticas à distrital

Um nome incontornável da nova música portuguesa

‘A Garota Não’ foi a escolha do público para Figura do Ano na categoria de Cultura
- PUB -