19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalAssociação valoriza bairro tipíco de Troino em parceria com a Câmara de...

Associação valoriza bairro tipíco de Troino em parceria com a Câmara de Setúbal

O objectivo é qualificar o espaço pú lico, através de acções com moradores, agentes económicos e instituições locais

“Inovar com tradição” e com o envolvimento dos moradores, preservando a história e a cultura locais, é o principal objectivo de uma parceria da Associação Bairro Cool com a Câmara de Setúbal para valorizar o bairro de Troino.

- PUB -

A proposta da associação, protocolada com a autarquia em Maio do ano passado e que se mantém em 2022, visa promover a realização de actividades de qualificação da imagem urbana, de conservação e de limpeza do espaço público, envolvendo os moradores, agentes económicos e instituições locais na preservação do bairro.

“Queremos promover sinergias entre a comunidade e trazer sangue novo, novos moradores, empresários e comerciantes para o bairro, contribuindo para o desenvolvimento local e regional”, disse a presidente da Associação Bairro Cool, sem fins lucrativos, criada por um conjunto de empresários sediados no bairro de Troino.

“O objectivo é agarrar em lugares com história, nomeadamente os centros históricos que estão a ficar completamente desertificados, e dar-lhes um `upgrade´, em termos de actividades e de iniciativas”, acrescentou Vanessa Lima, também empresária no sector do turismo náutico.

- PUB -

O Bairro Cool foi lançado formalmente em Maio de 2021 com as Happy Fridays, iniciativas com animação de rua, às sextas-feiras, que envolvem comerciantes e moradores daquele bairro típico setubalense e que atraem cada vez mais visitantes.

Poucos meses depois, em Setembro, surgiu a primeira edição do Troino ao Léu, uma mostra das diferentes actividades de negócio do bairro, da gastronomia à indústria conserveira, arte urbana e local, artes plásticas, artesanato tradicional e velharias, entre outras.

Segundo Vanessa Lima, a iniciativa Troino ao Léu, no último sábado de cada mês, “superou todas expectativas”, pelo que deverá ser retomada em Fevereiro ou Março, dependendo da evolução da pandemia de covid-19.

- PUB -

A Câmara de Setúbal faz um balanço positivo do trabalho realizado, pelo que decidiu renovar o protocolo no passado mês de Dezembro.

“Valorizamos a participação cidadã. E a Associação Bairro Cool tem desenvolvido muitas acções de valorização do bairro, iniciativas que também ajudam a estabelecer uma maior proximidade entre moradores e autarquia, permitindo-nos resolver muitos problemas identificados pela população”, disse Eugénia Silveira, do gabinete da Presidência da Câmara de Setúbal.

A presidente da Associação Bairro Cool confirma a mudança que está em curso e reconhece que o bairro de Troino está mais limpo e que a autarquia tem realizado várias acções de requalificação do espaço público.

“Acredito que se trata de uma parceria com vantagens para todas as partes e que é para manter no futuro”, adiantou Vanessa Lima, que sublinhou o contributo deste tipo de iniciativas para a valorização dos bairros típicos, como o bairro de Troino, mas também para o “orgulho dos moradores com origem em bairros tradicionais, com bastante história e essência”. GR/ROC

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -