26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoFuturo dos Bombeiros Voluntários do Montijo decide-se hoje

Futuro dos Bombeiros Voluntários do Montijo decide-se hoje

Amável Pires e Jorge Lopes concorrem à presidência da direcção. Os dois revelam as razões por que se candidatam e avançam os objectivos que defendem para o próximo triénio

Hoje, quando os ponteiros do relógio marcarem as 17h30, começa a ser decidido o futuro da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Montijo. As eleições dos corpos sociais – assembleia geral, direcção e conselho fiscal – para o triénio 2022-2024 vão decorrer no quartel até às 21h30. ´

- PUB -

A votos submetem-se duas listas. A lista A, que representa uma aposta na continuidade com recandidaturas à presidência dos três órgãos; e a lista B, que se apresenta como alternativa apostada na mudança.

O SETUBALENSE lançou as mesmas três questões aos candidatos à presidência da direcção – Amável Pires, pela lista A, e Jorge Lopes, pela lista B. Mais logo, serão os sócios a ter a última palavra, mas em sede própria.

1. O que leva a candidatar- -se?

- PUB -

2. Quais os principais objectivos para o novo mandato?

3. O que diferencia esta candidatura da adversária?

AMÁVEL PIRES (Lista A)

- PUB -

1. Quando tomei posse como presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Montijo deparei-me com uma situação preocupante no que respeitava à regularização do património da associação, nomeadamente no que se refere ao número de ambulâncias existentes, bem como ao estado funcional de muitas das viaturas de combate a incêndio.

Por outro lado, houve que regularizar o património da associação, porquanto era dado como existente o antigo quartel junto à Câmara Municipal, bem como um terreno junto à Praça Sá Carneiro (no Esteval) de que se continuava a pagar imposto sem que daí resultasse qualquer usufruto para os bombeiros.

Além da substancial melhoria no parque de viaturas, houve que efectuar a regularização do quadro do pessoal através de um acordo de empresa, o que permitiu a satisfação de muitas das reivindicações do corpo de bombeiros que assim viu concretizadas várias das suas aspirações.

A renovação da minha candidatura prende-se, pois, com a necessidade de dar continuidade ao caminho que tem vindo a ser traçado, com o objectivo de dotar esta associação com os meios humanos e materiais que permitam prestar os serviços de socorro e apoio à população de modo eficiente.

2. Neste novo mandato pretende-se dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, bem como manter as boas relações com a Câmara Municipal e a Protecção Civil do Montijo e a operacionalidade do nosso comando e corpo activo, não esquecendo a necessária união entre todos os elementos operacionais e todos os membros da associação. É objectivo desta candidatura a melhoria do parque de viaturas de socorro, assim como do pessoal especializado com TAS (Tripulantes de Ambulância de Socorro), bem como a criação de mais uma EIP (Equipa de Intervenção Permanente).

Com a constituição do novo comando operacional pretende-se reforçar a separação entre a parte operacional e a área administrativa, cada uma com competências específicas, sem esquecer a necessidade da sua articulação para um mais eficaz desempenho das actividades.

Há também necessidade de legalizar a listagem dos associados, regularizar as suas moradas e informatizar o seu quadro, como ainda angariar mais associados e reconhecer os que com a associação se mantêm por um número considerável de anos.

3. Esta candidatura assume-se como a de maior experiência na direcção associativa (52 anos de dirigente associativo), com provas dadas em outras colectividades a que deu a sua colaboração.

JORGE LOPES (Lista B)

1. O sentido do dever cívico, não só para com a cidade como também para com a associação e todos os homens e mulheres que dela fazem os bombeiros do Montijo.

2. Levar a efeito todos os projectos evidenciados na proposta da lista B, a começar pela criação do posto médico para sócios e bombeiros. Posto médico com várias valências, iniciando-se com consultas médicas.

A criação de seguro de saúde para bombeiros com entidades da área de saúde; a criação de protocolos e parcerias com diversas entidades para os sócios terem mais benefícios; a profissionalização e modernização dos bombeiros; e a revisão e actualização do acordo de empresa com vista a melhorar as condições dos bombeiros.

Além disso, melhorar a qualidade no serviço de emergência pré-hospitalar e de transporte de doentes; e melhorar a situação financeira dos bombeiros, criando futuro e valor, preservando a história.

3. A dinâmica, o profissionalismo, o empenho, entre outras, de todos os elementos que incorporam a lista B.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -