13 Agosto 2022, Sábado
- PUB -
InícioÚltimasHospital Barreiro-Montijo é mais eficiente no consumo de energia e está bem...

Hospital Barreiro-Montijo é mais eficiente no consumo de energia e está bem classificado em ranking do SNS

Equipamento ocupa 2.ª posição nos estabelecimentos de saúde da região de Lisboa e Vale do Tejo

 

- PUB -

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) tem obtido uma tendência de “bons resultados” no Ranking de Eficiência Energética e Hídrica dos Hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), sendo 33% mais eficiente no consumo de energia do que a média registada em 2020, nestes estabelecimentos da região de Lisboa e Vale do Tejo, encontrando-se na segunda posição.

De acordo com a instituição, o centro hospitalar é também 19% mais eficiente, relativamente ao uso de recursos hídricos, onde está classificado em sexto lugar. O ranking em causa surge no âmbito da estratégia para a implementação do Plano Estratégico de Baixo Carbono (PEBC) e do Programa de Eficiência Energética na Administração Pública (ECO.AP), no ministério da Saúde, e apresenta-se como “uma ferramenta que visa fomentar o aproveitamento racional da energia eléctrica, gás e água”, nas diversas entidades hospitalares.

O ranking permitiu ainda verificar o custo total com as ‘utilities’ dos diferentes estabelecimentos desta região, no decorrer do ano passado, avaliados em de cerca de 60 milhões de euros. No mesmo período, o peso de cada uma das despesas na factura anual, correspondeu a aproximadamente “64% para a energia eléctrica, 21% para o gás e 15% para a água”.

- PUB -

O CHBM lembra que a Administração Central dos Sistemas de Saúde (ACSS) procede, trimestralmente, à monitorização de consumos e custos com energia, água e produção de resíduos desde 2011, elaborando este tipo de avaliação todos os anos.

O universo de análise, acrescenta, é constituído por um total de 49 unidades de saúde hospitalares, dividido em vários grupos, com o Hospital Barreiro-Montijo a integrar a área da região de Lisboa e Vale do Tejo, que é composta por um conjunto de dezasseis entidades.

Comentários

- PUB -

Mais populares

PSP de Setúbal sem meios para se deslocar a atropelamento em frente à esquadra

Acidente na Avenida Luísa Tody fez uma vítima de 88 anos

Hospital da Luz Setúbal confirma nova clínica no centro da cidade

Dr. José Ferreira Santos, director clínico do estabelecimento, confirma pólo adicional para aproximar clientes do centro hospitalar

Festas do Barrete Verde com sardinhada, bailes e toiros em verdadeira largada brava

Um gostam, outros nem por isso, mas o certo é que a vila de Alcochete enche nas Festas do Barrete Verde
- PUB -