12 Agosto 2022, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalAlmadaTelma Monteiro conquista medalha de ouro no Grand Slam de Abu Dhabi

Telma Monteiro conquista medalha de ouro no Grand Slam de Abu Dhabi

Judoca almadense venceu na final de -57 kg a francesa Priscila Gneto, por ‘waza-ari’, a 55 segundos do final do combate

 

- PUB -

A judoca almadense Telma Monteiro conquistou na passada sexta-feira a medalha de ouro no Grand Slam de Abu Dhabi, ao vencer na final de -57 kg a francesa Priscila Gneto, por ‘waza-ari’, a 55 segundos do final do combate.

A medalha de ouro de Telma Monteiro, natural de Almada, junta-se ao bronze alcançado um pouco antes por Catarina Costa, mas na categoria de -48 kg.

Telma Monteiro, que efectuava a sua primeira grande prova após os Jogos Olímpicos de Tóquio2020, competição em que foi eliminada na segunda ronda, tinha afirmado que queria terminar o ano com uma medalha, e em Abu Dhabi chegou ao ouro após três combates.

- PUB -

A judoca do Benfica, que se prepara, aos 35 anos, para novo ciclo olímpico, com vista aos Jogos de Paris2024, não defraudou as expectativas e tentou, quase sempre, ter a iniciativa no ‘tatami’.

No percurso até ao ouro, e depois de ficar isenta na primeira ronda, Telma Monteiro venceu nos quartos de final a francesa Faiza Mokdar (48.ª) por ‘waza-ari’, e nas meias-finais a britânica Acelya Toprak (63.º), por ‘ippon’, antes de encontrar Gneto.

No combate final, frente a uma adversária com quem nunca se tinha cruzado, apesar dos 30 anos da francesa, a judoca do Benfica teve uma ‘luta’ equilibrada, pelo menos até ao último minuto e a um erro ‘primário’ de Priscila Gneto.

- PUB -

Depois de uma tentativa de projecção da portuguesa, sem que fosse concretizada, a judoca francesa virou as costas e Telma conseguiu agarrar a sua oponente e virá-la, o suficiente para pontuar e gerir – ainda recebeu dois castigos – até ao final.

Portugal sai de Abu Dhabi com duas medalhas, com a conquista de Telma Monteiro a fechar o primeiro dia de competição, já depois de Catarina Costa ter conquistado também hoje a medalha de bronze na categoria de -48 kg.

A judoca de Coimbra, 12.ª do ‘ranking’, esteve igualmente isenta na primeira ronda, e depois de perder no seu combate de estreia, já nos quartos de final, frente à russa Irina Dolgova (17.ª), por ‘waza-ari’, venceu os dois combates na repescagem.

Catarina Costa chegou ao bronze após derrotar a belga Ellen Salens (53.ª) e a também russa Sabina Giliziava (20.ª), num combate que se arrastou até ao ‘golden score’, com a portuguesa a pontuar para ‘waza-ari’ aos 2.57 minutos (6.57 no total).

Mais cedo, Joana Diogo, a terceira e última judoca lusa inscrita em Abu Dhabi, perdeu na estreia em -52 kg.

RPM

Comentários

- PUB -

Mais populares

PSP de Setúbal sem meios para se deslocar a atropelamento em frente à esquadra

Acidente na Avenida Luísa Tody fez uma vítima de 88 anos

Hospital da Luz Setúbal confirma nova clínica no centro da cidade

Dr. José Ferreira Santos, director clínico do estabelecimento, confirma pólo adicional para aproximar clientes do centro hospitalar

João Martins: “Deixo uma casa com bom nome e reconhecida”

Criou, desenvolveu e consolidou a Escola Profissional do Montijo (EPM). Ao fim de 29 anos e uns pozinhos, o professor decidiu passar o testemunho
- PUB -