26 Setembro 2022, Segunda-feira
- PUB -
InícioRegionalNovas máquinas permitem emitir ou carregar cartão Navegante em apenas “um minuto”

Novas máquinas permitem emitir ou carregar cartão Navegante em apenas “um minuto”

Para já, encontra-se disponível um equipamento em cada um dos nove concelhos do Distrito que integram a AML

 

- PUB -

Os passes de transportes públicos Navegante podem agora ser emitidos de forma mais “rápida e simples” pela população, com recurso aos novos equipamentos instalados nos nove concelhos do Distrito que integram a Área Metropolitana de Lisboa.

Em Setúbal, a nova máquina foi ontem inaugurada por André Martins, presidente da Câmara Municipal sadina, no piso -1 do Centro Comercial Alegro.

Em comunicado, o município explica que o autarca emitiu “um passe em cerca de um minuto, num procedimento simples e que exige apenas que o utente esteja munido do Cartão do Cidadão e multibanco”.

- PUB -

Contudo, este não será o local definitivo do equipamento, uma vez que passará para o Terminal Interface de Setúbal, situado na Praça do Brasil, “quando esta infra-estrutura, em fase final de conclusão, se encontrar operacional”.

O Ponto Navegante, “acessível a pessoas com mobilidade reduzida”, foi desenvolvido pela Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), com o objectivo de “possibilitar, de forma simples, a emissão do cartão em modo ‘self-service’, sem necessidade de preenchimento de formulários e outra burocracia associada”.

Na inauguração do equipamento sadino esteve igualmente presente Faustino Gomes, presidente do conselho de administração da TML, onde explicou que “este é um passo, tal como outros que vão ser dados, no sentido da simplificação do sistema”.

- PUB -

Nos restantes concelhos, a máquina encontra-se situada em espaços estratégicos e de fácil acesso aos munícipes. Em Alcochete foi instalada na Biblioteca Municipal, enquanto em Almada está disponível na Estação Ferroviária do Pragal.

No Barreiro, por sua vez, foi colocada no Mercado Municipal 1.º de Maio, sendo que na Moita está no Balcão do Munícipe, na Baixa da Banheira, e no Montijo e em Palmela está nos respectivos mercados municipais.

Já no Seixal a população encontra o Ponto Navegante na Loja do Munícipe, no RioSul Shopping, e em Sesimbra no balcão único de serviços, no edifício da presidência. Numa primeira fase, foi instalado apenas um Ponto Navegante em cada um dos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa.

“Com a monitorização do serviço, vamos perceber o tipo de utilização que tem e qual a melhor localização. Provavelmente, teremos a necessidade de ampliar a rede, mas para já cada município tem um equipamento destes”, esclareceu Faustino Gomes.

Além da emissão de cartões nos perfis normal, criança e terceira idade de forma imediata, é igualmente carregar o cartão Navegante de uso ocasional ou o VIVA Viagem. É apenas necessário “seguir os passos indicados”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Reunião dos bombeiros acaba à chapada e ao pontapé com a PSP a ser chamada ao quartel

Demissões na direcção culminaram com agressões físicas entre bombeiros, entre directores, e entre bombeiros e dirigentes

Autoeuropa com legionella não pára produção nem avisa trabalhadores

Empresa diz que nenhuma pessoa foi infectada e que está a cumprir a lei

Publireportagem: Sobral de Palmela, novo bairro vai crescer nos arredores da vila

Construtora Teixeira Duarte e o Architec Your Home projectam a construção de 34 villas numa área de 13 hectares junto à vila de Palmela
- PUB -