27 Janeiro 2023, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaAna Sofia Antunes assiste a Festival ExpressArte na Moita e diz que...

Ana Sofia Antunes assiste a Festival ExpressArte na Moita e diz que inclusão mostra que “todos somos diferentes”

Evento promovido pela APPACDM de Setúbal contou com presença da secretária de Estado das Pessoas com Deficiência e alunos do 1.º ciclo

 

- PUB -

A secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, esteve esta segunda-feira de visita à Moita, para assistir ao 22.º Festival ExpressArte – Encontro de Expressões Artísticas, que decorreu nas instalações da Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça.

Promovido pela APPACDM de Setúbal – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental e instituições congéneres, numa parceria com outros municípios da região, o festival voltou este ano a realizar-se de forma presencial, após uma interrupção devido à pandemia.

Alunos do 1.º ciclo assistiram à 22.ª edição do Festival ExpressArte

Com o objectivo de “valorizar e divulgar as potencialidades da população com deficiência e agregar, anualmente, várias associações de apoio a pessoas com deficiência que utilizam as artes com fins terapêuticos”, a iniciativa de diversão e inclusão social fomenta ainda a ligação de outras entidades desta área com grupos amadores e profissionais da região para “troca de experiências e partilha de aprendizagens”.

- PUB -

Segundo Ana Sofia Antunes, a inclusão “quer dizer que, apesar de sermos diferentes, devemos aceitarmo-nos uns aos outros de maneira igual”, percebendo que “todos somos diferentes”.

Antes das actuações, a governante realçou: “Vamos ver expressões de arte representadas por pessoas como qualquer uma de nós que têm uma característica especial: sentem com muito mais intensidade e, por isso, têm muito mais para nos mostrar” neste “espaço de cultura e arte”.

Na altura, Carlos Albino, presidente da Câmara da Moita, recordou que o festival passa pelo concelho moitense desde 2008, para divulgar “o trabalho de vários artistas bem como as capacidades e potencialidades [destas] pessoas portadoras de deficiência.

- PUB -

O autarca aproveitou a ocasião para dar as boas-vindas ao público presente, composto por membros de diversas entidades do distrito e por alunos do 1.º ciclo do ensino básico do Agrupamento de Escolas Fragata do Tejo.

Autarca destaca trabalho desenvolvido por Associação

O presidente agradeceu e valorizou o “extraordinário trabalho” desenvolvido pela APPACDM para com estas pessoas e suas famílias e elogiou a resiliência e empenho da representante do governo nesta área.

Já José Salazar, presidente da direcção da APPACDM de Setúbal, por sua vez, realçou “a forma carinhosa com que somos recebidos na Moita”, acrescentando que o ExpressArte foi criado para que todos os cidadãos pudessem “participar como produtores de cultura e não apenas como espectadores”.

Refira-se que o município apoia este festival através da disponibilização de instalações para a dinamização dos espectáculos, transporte adaptado, apoio técnico, audiovisual, logístico, de divulgação e articulação com as escolas do concelho, para envolvimento e participação da comunidade escolar do 1.º ciclo do ensino básico.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Pai herói salva filha bebé de incêndio que destruiu habitação [actualizada]

Entrou em habitação em chamas e conseguiu resgatar a bebé. Sinistro destruiu o 1.º piso da habitação

Comando dos Bombeiros do Montijo repudia críticas sobre combate ao fogo de sexta-feira

Reacção surge na sequência de vídeos e comentários publicados nas redes sociais 

Sexta-feliz chega ao concelho para dar “mais tempo” aos funcionários

PartYard decidiu dar as tardes de sexta-feira aos trabalhadores para melhorar o seu rendimento
- PUB -