4 Dezembro 2021, Sábado
- PUB -
InícioÚltimasPresidente da República e Ordem dos Médicos lamentam morte de ex-bastonário Carlos...

Presidente da República e Ordem dos Médicos lamentam morte de ex-bastonário Carlos Ribeiro

Faleceu aos 95 anos e deixou para trás um legado de humanismo, lembrou Marcelo e a Ordem dos Médicos

 

- PUB -

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou no passado domingo a morte do antigo bastonário da Ordem dos Médicos Carlos Ribeiro.

O médico do Seixal faleceu neste sábado aos 95 anos, anunciou a Ordem dos Médicos, recordando Carlos Ribeiro como um “médico no sentido mais completo”, que associou à qualidade clínica “liderança, humanismo, solidariedade, bondade e empatia”.

No domingo, numa nota publicada no site da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa lamentou a perda. “O Presidente da República manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento do Prof. Doutor Carlos Ribeiro e apresenta à família as sentidas condolências”, lê-se na nota.

- PUB -

Marcelo Rebelo de Sousa lembrou Carlos Ribeiro como um “reconhecido humanista, defensor do direito à vida e dos direitos dos doentes”, e como uma “referência no ensino e na formação de inúmeros discípulos”.

O Chefe de Estado recordou ainda que Carlos Ribeiro “desempenhou elevados cargos na área da saúde”, tendo sido ainda bastonário da Ordem dos Médicos, membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida e director do Serviço de Tratamento Intensivo para Coronários do Hospital de Santa Maria. “Foi agraciado com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique”, lembrou.

Carlos Ribeiro nasceu em 1926, no Seixal, e foi bastonário da Ordem dos Médicos entre 1996 e 1999, tendo também sido mandatário nacional do actual bastonário, Miguel Guimarães, nas suas duas candidaturas.

- PUB -

“A perda do professor Carlos Ribeiro será sempre prematura. Nele encontrei – como tantos encontrámos – um farol do que representa ser médico no seu sentido mais completo, em que à qualidade clínica é imprescindível associar a liderança, o humanismo, a solidariedade, a bondade, a empatia, entre muitos outros valores”, destacou o actual bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, em nota enviada às redacções no sábado.

Médico e professor catedrático da Faculdade de Medicina de Lisboa, Carlos Ribeiro licenciou-se naquela mesma Faculdade em 1951, tendo-se depois especializado em cardiologia.

Foi director do Serviço da Unidade de Tratamento Intensivo para Coronários do Hospital de Santa Maria e presidente do Conselho Científico da Faculdade de Medicina de Lisboa. O ex-bastonário exerceu também os cargos de presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia e de vice-presidente da Sociedade Europeia de Cardiologia.

Foi membro da Comissão Nacional de Ética para as Ciências da Vida e do Conselho Económico e Social da União Europeia. Foi ainda autor de mais de 300 trabalhos científicos e director da Revista Portuguesa de Cardiologia e da Acta Médica Portuguesa, a revista científica da Ordem dos Médicos

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Dirigir o Vitória Futebol Clube no feminino: as mulheres nos actuais órgãos sociais do clube sadino

Sara Ribeiro, Ana Cruz, Dulce Soeiro e Helena Parreira partilham as suas vivências no clube, cujo regresso à I Liga tanto anseiam   Quando questionadas sobre...

Tribunal reconhece direito de retenção de casas a famílias de Azeitão após falência de cooperativa

Decisão reconhece que famílias têm os seus créditos "garantidos" e "reconhecidos" pelos montantes que já pagaram, e que, como “consumidores” e por "tradição", têm...

Novas máquinas permitem emitir ou carregar cartão Navegante em apenas “um minuto”

Para já, encontra-se disponível um equipamento em cada um dos nove concelhos do Distrito que integram a AML   Os passes de transportes públicos Navegante podem...
- PUB -